• “O BODE NA MAÇONARIA”

    - Parte I -

    “E não me chamem de bode, pois eu prezo por um bom banho”

    Dentro da maçonaria, muitos desconhecem o nosso apelido de bode.

    A maioria dos maçons desconhece totalmente sobre “O Bode”, pelo contrário, quando ingrenssam na maçonaria, descobre que não há bode nenhum. Daí, muitos não se interessam em saber a origem dessa crendice.

    Então de onde vem está historia de bode?

    Os maçons por brincadeira alimentam essa fantasia, ou por diversão, ou para manter longes pessoas indesejadas e muitas vezes até mesmo para testar se o candidato a maçonaria se deixa levar por essas brincadeiras.

    Também é comum, entre os próprios maçons, se referem a outros maçons como bode.

    Exemplo:

    - “Essa festa está cheirando a bode!” – quer dizer – “Essa festa está cheio de maçons”

    - “Fui ao hospital, e o médico era bode.” – quer dizer – “Fui ao hospital, e o médico era maçon.”

    Outra brincadeira comum é uma expressão dita ao candidato que está prestes a ingressar na ordem.

    -”Estás preparado para sentar no bode?”

    Realmente, parece assustador de primeira mão. Mas essa expressão é usada para testar se o candidato se deixa levar pelas crendices.

    Na verdade quer dizer:“Estas preparado para ingressar na maçonaria?”

    Assim como em palavras o bode virou mania entre os maçons. Adesivos de carro, chaveiros, camisas, bonés, bonecos e até estatuetas são visto entre o meio maçônico. Hoje, o bode, virou uma brincadeira

    Sendo que, o povo ainda acredita nessa tolice. Então se não fores maçom pensa bem no que acabara de ler, e não deixe que fundamentalistas fanáticos induzam a sua visão contra a Maçonaria.

    Então de onde vem está história de bode?

    É um tratamento que se dá; o que significa trabalhar em segredo. Essa preocupação dos Maçons se dá em razão de que no passado, as perseguições do Santo Ofício levavam à tortura e ao sacrifício inúmeros Irmãos, no intento de arrancar-lhes os segredos ou conhecimentos acerca daquilo que protegiam com muita dor e coragem, podendo ser, inclusive, assuntos conspiratórios contra a coroa, ou o império, posto que o combate à tirania e ao obscurantismo fazia parte da grande ocupação de que tratavam os “bodes” na maioria dos Templos Maçons.

    Assim, a figura do Bode, que ficou conhecida como símbolo do segredo, do silêncio e da confidencialidade entre os Irmãos de todas as Obediências e Ritos, fez com que adotassem a enigmática caricatura desse animalzinho como uma identificação e reconhecimento entre os membros da fraternidade dos pedreiros livres, e que sobre esse costume muitas brincadeiras se realizem nas iniciações ou nas comunicações bem humoradas entre Irmãos.

    No livro de Daniel (12: 4); o Senhor ordena que o profeta lacre e guarde em segredo as palavras de uma mensagem expressa em um determinado livro até o fim dos tempos.

    Mais adiante, no mesmo capítulo, nos (vs. 9 – 10), diz o Senhor: “Vai Daniel, porque estas palavras estão fechadas e lacradas até o tempo do fim. Muitos serão purificados, esbranquiçados e refinados, mas os transgressores procederão iniquamente, e nenhum dos transgressores entenderá, mas os sábios entenderão”. Fiel às instruções do Senhor Deus, Daniel guardou e os de hoje prosseguem guardando o segredo recomendado por Deus.

    Embora guardar sigilo na Ordem Maçônica vem desde sua origem; a notícia remonta do período dos apóstolos, por volta do terceiro ano depois de Cristo quando eles se dirigiram a várias localidades para pregar o evangelho. Os que foram para a Palestina, ficaram surpresos com o costume do povo judaico em falar ao ouvido de um bode, um animal muito presente na cultura do povo judeu daquele período. Os apóstolos de Cristo, ao buscarem saber as razões que sustentavam aquela postura, os palestinos davam o silêncio como resposta. Até que um Rabino de uma comunidade, em atenção à indagação do apóstolo Paulo, respondeu-lhe que tal procedimento era (e ainda é parte, até hoje em algumas aldeias do território Israelense) de um cerimonial judaico para expiação de pecados e erros, cujo povo tem o bode como confidente.

    Confessar erros e pecados ao um bode, junto ao seu ouvido, segundo o mencionado ritual, assegura ao pecador de que, os segredos de seus delitos confessados ficam guardados, tendo em vista que bode não fala. O confessionário na Igreja Católica foi instituído anos depois, cuja instituição garante ao pecador o voto de silêncio por parte do sacerdote-confessor.

    Perseguida pelo governo papal do Vaticano, por discordar frontalmente das instituições oficiais do seu poderoso império, com que a Igreja subjugou, humilhou e matou nas fogueiras da Inquisição milhões de pessoas, muitos maçons foram presos e submetidos aos inquisidores que a todo custo buscavam arrancarem deles confissões sigilosas de domínio da Ordem Maçônica, semelhantes as que o Senhor recomendou ao profeta Daniel fechar e lacrar até o tempo do fim.

    Um dos inquisidores Chasmadoiro Roncalli, um reconhecido perverso dos quadros da Igreja, chegou a desabafar, com um superior seu:

    “Senhor, este pessoal maçom parece bode, por mais grave que eu torne o processo de flagelação a que lhes submeto, não consigo arrancar de nenhum deles quaisquer palavras.”

    Remonta desse período a alcunha de bode com que se faz referência aos cidadãos maçons, em todo o mundo, como aquele que sabe guardar segredo.

    Muitos associam a figura do bode ao demônio com que buscam acusar a Maçonaria de práticas satânicas, com argumentações integralmente destituídas da expressão da verdade.

    O nosso mais célebre e saudoso escritor Maçônico Brasileiro Ir.’. José Castellani (In Memoriam) escreveu.

    A origem desta denominação data do ano de 1808. Porém, para saber do seu significado temos necessidade de voltarmos no tempo. Por volta do III ano d.C. vários Apóstolos saíram para o mundo a fim de divulgar o cristianismo. Alguns foram para o lado judaico da Palestina. E lá, curiosamente, notaram que era comum ver um judeu falando ao ouvido de um bode, animal muito comum naquela região. Procurando saber o porquê daquele monólogo foi difícil obter resposta. Ninguém dava informação, com isso aumentava ainda mais a curiosidade dos representantes cristãos, em relação àquele fato. Até que Paulo, o Apóstolo, conversando com um Rabino de uma aldeia, foi informado, de que aquele ritual era usado para expiação dos erros. Fazia parte da cultura daquele povo contar a alguém da sua confiança, quando cometia, mesmo escondido, as suas faltas; ficaria mais aliviado junto à sua consciência, pois estaria dividindo o sentimento ou problema.

    Mas por que bode? – Quis saber Paulo. É porque o bode é seu confidente. Como o bode não fala o confesso fica ainda mais seguro de que seus segredos serão mantidos, respondeu-lhe o Rabino. A Igreja, trinta e seis anos mais tarde, introduziu, no seu ritual, o confessionário, juntamente com o voto de silêncio por parte do padre confessor – nesse ponto a história não conta se foi o Apóstolo que levou a idéia aos seus superiores da Igreja; o certo é que ela faz bem à humanidade, aliado ao voto de silêncio. O povo passou a contar as suas faltas.

    Voltemos a 1808, na França de Bonaparte, que após o golpe dos 18 Brumário, se apresentava como novo líder político daquele país. A Igreja, sempre oportunista, uniu-se a ele e começou a perseguir todas as instituições que não governo ou a Igreja.

    Assim a Maçonaria, que era um fator pensante, teve seus direitos suspensos e seus Templos fechados; proibida de se reunir. Porém, irmãos de fibra na clandestinidade, se reuniram, tentando modificar a situação do país.

    Neste período, vários Maçons foram presos pela Igreja e submetidos a terríveis inquisições.

    Porém, ela nunca encontrou um covarde ou delator entre os Maçons. Chegando a ponto de um dos inquisidores dizer a seguinte frase a seu superior:

    - “Senhor este pessoal (Maçons) parece “BODE”, por mais que eu flagele não consigo arrancar-lhes nenhuma palavra”.

    Assim, a partir desta frase, todos os Maçons tinham, para os inquisidores, esta denominação: “BODE” – aquele que não fala o que sabe guardar segredo.

    Conta um historia; que um sargento após o jantar sentado no alpendre de sua casa observava a loja maçônica do outro lado da rua e o movimento dos maçons em uma noite de segunda feira data de reunião semanal dos mesmos e resmunga para si mesmo.

    - “Os bodes já estão chegando, coisa ridícula esses ternos pretos que eles usam, eles não devem fazer coisa boa lá dentro, nem janelas esse prédio tem, isso é coisa do diabo…”

    Era sempre assim, até que em uma segunda feira especial para os maçons, o movimento estava fora do normal, com um grande numero de visitantes de fora, e no meio deles o sargento reconheceu o seu comandante de companhia da Força Pública, pois, o sargento comandava a força policial da cidade, um cabo e quatro soldados. Quando terminou o movimento e todos os maçons adentraram ao templo, o sargento permaneceu um pouco mais, mas todo movimento da rua cessara, com mais alguns resmungos contra os maçons, onde já se viu o seu comandante também era da maçonaria, com certeza já vendera a alma pro diabo, por isso, chegou a Comandante da Companhia.

    Entrou na casa perguntando para a esposa.

    - Cadê o garoto?

    - Brincando com as crianças ai na pracinha.

    - Eu já vou deitar daqui a pouco você vá chamá-lo, já está tarde para criança ficar na rua, ainda mais com os bodes em reunião ai na frente.

    - Deixa de ser ranzinza homem, os maçons não são bodes, todos os que nós conhecemos são gente boas, até o prefeito é maçom.

    Por volta de uma hora da manhã, o sargento sua esposa e o filho de oito anos acordaram com os berros de um bode, os berros vinham da loja maçônica, a família saiu até a rua, o mesmo fazendo os vizinhos do lado, e todos admirados com os berros de bode que vinham de dentro da maçonaria, o prédio estava às escuras, fato que indicava que a reunião dos maçons já havia terminado.

    O sargento aproveitou para descer o pau nos maçons, e deixou claro que iria tomar providências, entrou colocou a farda e se dirigiu ao CLUBE 1932 SÃO PAULO AINDA DE PÉ; pois era lá que os maçons se dirigiam após os trabalhos da loja, em jantar de confraternização.

    Enquanto se dirigia para o clube social, percebeu seu filho seguindo-o, sorriu era bom que o filho o visse em ação.

    Na portaria do clube pediu para que chamassem o prefeito, pois tinha novidades.

    - O que aconteceu sargento, algum fato grave? Perguntou o prefeito.

    - Isso é o senhor que vai dizer Senhor prefeito.

    - Eu, por quê?

    - É que lá na sua loja.

    - Que loja sargento, eu lá tenho loja, até onde sei eu sou um latifundiário bem sucedido na produção de grãos.

    - Eu estou falando da loja maçônica, tem um bode berrando lá dentro e não deixa ninguém dormir no quarteirão inteiro.

    - Ah, o bode está berrando muito?

    - Ta e eu tenho, que tomar uma providencia, o senhor me dê à chave da loja, e com sua permissão é claro, vou entrar pegar o bode e levá-lo para o destacamento, amanhã o senhor vê o que faz com ele.

    Nesta altura já eram diversos os maçons junto ao prefeito atraídos pela conversa, e os sorrisos disfarçados entre eles não foi percebidos pelo sargento, mas o filho percebeu e se mantinha firme ao lado do pai, todo orgulhoso.

    O prefeito pediu um minuto para o sargento e se afastou com os outros maçons uns metros e confabularam entre si, em seguida o prefeito voltou acompanhado dos outros e disse.

    - Sinto muito sargento não vai dar para o senhor interferir neste caso.

    - Porque, por acaso vou ter que agüentar o bode berrando a noite toda?

    - Isso mesmo, amanhã logo cedo damos um jeito no bode.

    - Isso nunca e como fica a minha autoridade, vou lá e pego esse bode ainda hoje, e levo pro destacamento.

    - Se o senhor insistir nessa sandice, eu e os meus irmãos de maçonaria não nos responsabilizam por sua vida.

    O sargento espertigou-se na sua autoridade perguntando.

    - O que tem de especial esse bode, que pode atentar contra minha vida se eu for lá pega-lo?

    - Isso não podemos falar é segredo maçônico. Disse o prefeito e dando uma piscadela para o menino.

    - Mas. Retrucou o sargento.

    - Nem mais nem menos sargento, a não ser que o senhor não dê valor a sua vida, neste caso aqui está à chave, e se o senhor for que Deus tenha piedade de sua alma. E estendeu a mão com a chave para o sargento.

    O sargento pensou, pensou, olhou para seu filho e depois para o prefeito dizendo.

    - Bem se é assim, não vejo razão para me arriscar, porque eu não sei, ou melhor, ninguém sabe o que vocês fazem lá dentro, mas amanhã vou comunicar o fato ao meu comandante de companhia.

    - Puxa, se o senhor tivesse chegado dez minutos mais cedo, falaria pessoalmente com ele, pois ele participou da iniciação, mas acabou de sair do clube.

    O sargento despediu-se do prefeito e comentou com o filho enquanto se dirigia para casa.

    – Eu heim, sabe-se lá que tipo de bode é esse, pode ser até o demo, mas que amanhã eles tiram esse bode de lá; lá isso tiram.

    Depois desse episódio o sargento passou a conviver com o fato de que jamais saberia o segredo dos maçons, e muitas segundas feiras se passaram através dos anos, ele sentado em seu alpendre observando o entre e sai dos maçons no templo.

    O filho cresceu se tornou homem, lançou-se em direção a outras paragens, firmou-se profissionalmente, foi sondado e convidado a ingressar na maçonaria, aceitou e tornou-se um irmão.

    Lembrou-se do pai velhinho, não mais um sargento e sim subtenente por força das promoções, qual seria a sua reação de ver o filho como um maçom. E a reação foi aquela que o filho esperava.

    - Pai o senhor é um homem honrado, e sinto-me tranqüilo no que lhe vou falar agora, o que tanto o senhor questiona, vou lhe revelar o segredo da maçonaria e o que eu e os meus irmãos fazemos dentro de uma loja maçônica como aquela. Disse o filho apontando para o templo maçônico no outro lado da rua.

    - Pai o que nós fazemos lá e o grande segredo, não…

  • 154 Comentários

    Veja abaixo os comentários

    1. WAGNER PEREIRA
      Publicado em 05/02/2010

      ACREDITO QUE O CONHECIMENTO E A CAPACIDADE DE ASSIMILAR AS INFORMAÇOES SAO A CHAVE PARA ALCANÇAR A PLENITUDE E SATISFAÇOES PESSOAIS.GOSTARIA DE TER CONTATO COM ALGUEM QUE ME DE A LUZ DAS INFORMAÇOES E DA SABEDORIA NECESSARIA A TODOS AS PESSOAS.. OBRIGADO

    2. wagner prereira
      Publicado em 08/02/2010

      tenho sede de conhecimento e sou uma pessoa perdida em relaçao a isso mas a medida que reflito sinto que posso melhorar essa condiçao .sua resposta me deixou muito feliz .acredito que tenho muita capacidade assimilar e aprender com luz de seu conhecimento obrigado por me fazer feliz. wagner perereira.

    3. richard andrade
      Publicado em 07/03/2010

      quero ser um neofito, nos estudos maçonicos quero sentar no bode

    4. jose roque santos de almeida
      Publicado em 08/03/2010

      quero ser um neofito, nos estudos maçonicos quero sentar no bode

    5. ronaldo ianov
      Publicado em 20/03/2010

      boatarde
      cavalheiros
      gostaria de cadastrar
      ronaldo ianov

    6. ronaldo ianov
      Publicado em 20/03/2010

      adorei muito bon

    7. . :RAFAEL MUNIZ. : "REAA"
      Publicado em 30/03/2010

      “TUDO EM ORDEM”!!!

      SOU MUITO GRATO AO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO POR SER UM BODE VELHO ”REAA” LEMBRANDO IR. : TEMOS QUE CUIDAR DAS GOTEIRAS ELAS AS VEZES ENCOMODAM

    8. plinio de oliveira souza
      Publicado em 12/04/2010

      as pessoas julgam demais e procuram sabe poco mais na minha opiniao e que tomara que todos os homens fossem mason para sabe e entende melhor o sentido da vida e sim ser um verdadeiro homem de caracter !!!!

    9. plinio de oliveira souza
      Publicado em 15/04/2010

      daniel fiquei muito agradecido por ter me enviado esta mensagem ou melhor vc me deu atencao estou muito contente a tempo acompanho assustos e festas da masonaria nao aqui no BRASIL frequentei a loja maconica do estado de NEW YORKmais nao consegui inicia tive alguns poblemas aqui no BRASIL e tive que volta e aqui no BRASIL tenho tentado me aproxima outra vez da masonaria mais ate agora ninguem me deu atencao mais nao desisto se for para mim ser serei no entanto eu admiro e respeito a masonaria e se um dia eu me torna um mason ficarei muito contente porque eu pelo poco que conheco da masonaria e isso que sempre falo tomara que todos os homens fossem mason agradecido desde ja pela sua atencao comigo abracos a vc e a todos da masonaria !!!

    10. PLINIO DE OLIVEIRA SOUZA
      Publicado em 16/04/2010

      obrigado DANIEL por vc esta respondendo meus imails eu vou faze isto que vc me falo eu tenho alguns conhecidos que sao mason mais nao sou intimos deles nao mais vou me aproxima deles de qualquer forma porque ate entao eu nao desisti de ser mason eu moro em BANDEIRA DO SUL e bem perto de POCOS DE CALDAS mais emBOTELHOS E CAMPESTRE tambem tem a loja eu vou atras sim e vou me manifesta e meu sonho e eu so nao vou ser teu irmao de masonaria se eles nao me aceita mais pretendo luta por isso sabe eu fico lembrando no tempo que morei nos ESTADOS UNIDOS NA CIDADE DE MANHATAN e que eu frequentava as festas eu morava no estado de NEW JERSEY NA CIDADE DE NEWARKe eu ia com eles para esta loja de NEW YORK hoje eu olho as fotos e olha me da muita saudade mais quem sabe um dia agente se encontra e eu posso te conta mais sobre a loja la de MANHATAN e linda demais ou quem sabe vc possa ir ate la visita so sei de uma coisa se vc for eles vao fica muitos satisfeito com a sua presenca la mais te peco humildimente se puder me ajuda eu te agradeco desde ja mais se nao puder eu te peco se pode me indica para uma destas lojas aqui perto de mim espero um dia olha para vc e te chama de meu irmao desde ja agradecido ABRACOS!!!

    11. ROBERTO
      Publicado em 28/04/2010

      LINDO TEXTO, MAS, NADA, NADA VERÍDICO…. VEJAMOS:

      1.sobre o apóstolo Paulo de levar ‘” ao conhecimento de seus superiores da IGREJA”, tudo. Primeiramente que a palavra IGREJA na época em, hebraíco significava reunião de pessoas não templo, era assim que JESUS chamava o seu povo. E a igreja católica apostólica ROMANA e não CRISTÃ, surgiu em 313 D.C. pelo imperador romano Cloro Constantino para enganar os CRISTÃOS da época com um falso sonho em que, JESUS apareceu em um sonho dizendo que ele guerreasse com o país tal e seria vitorioso e, com isso e mais algumas artimanhas conseguiu enganar o povo cristão, surgindo dai a famigerada IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA;
      2.- O bode expiatório não era um elemento oculto, mas parte integrante da Lei mosaica, conforme está em Lev 16.21-22.
      “E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso. Assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto.” O apóstolo Paulo, antigo fariseu, não poderia ser tão ignorante a respeito disso.
      3.- Quando o texto fala que os apóstolos “saíram pelo mundo” no século II e III há uma dessincronia histórica. Apóstolos só existem no século I.
      Além do mais, seria ridículo colocá-los (no século III) pedindo ajuda a Paulo (que viveu 100-200 anos antes).
      4.- Também há incorreção em se datar a confissão em 36 anos “após” o século II, ou III (sic). A confissão pública de pecados existe desde o início da era cristã, e a privada (auricular) pelo menos desde o século VIII.
      Nenhuma dessas duas épocas coincide com a apresentada pelo texto.
      5.- Em 1808, era simplesmente absurda uma aliança entre a Igreja e Napoleão.
      O papa era virtualmente um prisioneiro do imperador francês, sendo transferido �
      força entre uma localidade e outra, enquanto tropas napoleônicas arrombavam palácios e igrejas nos Estados pontifícios, substituindo os potentados papais por administradores civis.
      Seria ridículo imaginar a Igreja arrancando confissões sob a tutela de Napoleão, algo que não era possível nem na França de Luís XV!
      .
      .
      É por textos e fábulas tão fantasiosas como esses que a Maçonaria vem perdendo crédito entre profanos, deixemos a estética de lado e busquemos a verdade…. doa a quem doer!!!

      TFA.

    12. Maria Eduarda
      Publicado em 05/05/2010

      Eu faço parte da maçonaria de Guaçui -ES e fiquei curiosa para a saber a historia do bode aqui em guaçui eles falam q dentro do templo tem um bode com olho vermelho eu não acredito nem nunca vi…

      meu pai foi maçon (falecido) e minha mãe faz parte do grupo das mulheres. e eu sou da APJ é quase a mesma coisa so que é para jovens de 7 a 21 anos quanto menina quanto menino…

      adorei saber a respeito

      beijãoOOOOO*

    13. Miguel
      Publicado em 20/05/2010

      existe vários testemunhos de marçons que hoje são crente, que eu já ouvi… eles dizem que existe um bode na marçonaria, em uma sala onde entra apenas os líderes, e o bode é imcorporado por satanás… vamos falar de santa ceia diz ainda que a santa ceia é o sangue do bode, e dizem que crucifica JESUS CRISTO novamente,,, porque em???

    14. joao
      Publicado em 25/05/2010

      CADE VEZ QUE EU ME APROFUNDO NOS ENSINAMENTOS DESSA BELA ORDEM MAIS FELIZ EU FICO, OBRIGADO MEUS AMIGOS ,SE UM DIA EU FOR CAPAZ DE ABSORVER TANTA SABEDORIA FICARIA FELIZ EM FAZER PARTE DESSA ORDEM. . .

    15. Tereza
      Publicado em 06/06/2010

      Estou me graduando em História, e meu TCC é sobre a Maçonaria, um tema que tenho de me aprofundar é sobre o BODE, gostei muito da abordagem , dessa maneira ficou bem claro o seu significado delçe na Maçonaria, Parabéns

    16. xarolaine
      Publicado em 11/06/2010

      Ai ai eu invejo vcs maçõns, vcs são tão melhores que nós pesoas normais, não são?´
      Se a maçonaria Fosse coisa boa não era escondida da sociedade.
      O Vaticano Repuna e inoja a maçonaria.
      Muitas pessoas procuram a maçonaria pq dizem que ao passar do tempo na maçonaria vc fica bem financeiramente.
      Ninguem pode e nem tem o direito de julgar as pessoas se usando apenas de boatos ou lendas.
      Não sei sobre maçonaria conheço varios amigos que são e alguns são iniciantes e dizem que precisa estudar mais sobre ela.
      Muitos de vcs maçon iniciantes ou intermediario não sabe o que realmente tem por lá.
      Mas se for coisa boa Deus estará feliz com vcs.
      Mas agora se for realmente coisas ruins ai ai ai ai ai não quero nem tá na pele de vcs.
      Pq nesse mundo é assim “aqui se faz, aqui se paga.

    17. Nilo Jorge Nunes
      Publicado em 27/06/2010

      É muito bom ler este tipo de matérias.
      EU,AMO OS MAÇÕES E A MAÇONARIA.
      UM TRIPLO ABRAÇO A TODOS

    18. fabio M
      Publicado em 14/07/2010

      muito legal !
      eu sou esperita e gosto de estudar sober religiões.
      e gostei da sua explicação do bode

    19. anselmo
      Publicado em 16/07/2010

      meu nome é anselmo krinski bom ese tema o bobe sempre gosto de estudar os temas da masonaria e seus segredos meus parabens..

    20. charles
      Publicado em 19/07/2010

      ola! gostaria de saber quais sao as explicaçoes da maçonaria sobre o que a Bíblia Sagrada diz a respeito de ovelhas e bodes em Mateus cap 25 ver 31-46 palavras do próprio Senhor Jesus?
      agradeço pela atenção!

    21. Pablo DmL
      Publicado em 25/07/2010

      Realmente, as goteiras encomodam. =)

    22. Ecton (ir.'.)-CAMPOS-RJ
      Publicado em 20/08/2010

      ADOREI ESTE DOCUMENTÁRIO SOBRE O BODE,POIS ASSIM,OS PROFANOS POSSAM PENSAR UM POUCO MAIS,ANTES DE DIFAMAR NOSSA ORDEM.

      UM T.’.F.’.A.’.
      IR.’.ECTON -AUG..’.BEN.’.LO.’.SIM.’.PROGRESSO Nº204.

    23. iraja
      Publicado em 25/08/2010

      meu nome e iraja gostaria de saber oq significa

    24. Natan
      Publicado em 07/09/2010

      Avante amados I.I.’. força no comando que as goteiras sempre surgem, ignorantes, obtusas, vivendo presas e escravas às pedras que lhes amarram os pés, se recusando a jamais tentar esculpir algo de valoroso. Vivem presas no que o pastor falou, no que fulano disse, escravas da ignorância e do medo.

      Mas parabéns pelo texto, ainda que pouco, vai abrir os olhos de algumas pessoas, embora eu tenha a absoluta certeza de que as pessoas sentem algum prazer nefasto na ignorância e na burrice, haja visto não teríamos tanta gente ignorante por aí e orgulhosa de sua ignorância.

      Como o nosso Presidente, por exemplo, ele instituiu o “orgulho de ser burro” e o “orgulho de não fazendo nada, conseguir tudo”.

    25. thiago pimentel da silva demarque
      Publicado em 17/09/2010

      gostei muito do artigo e me interesso pela maçonaria, imaginem que ja ouvi falarem que quando vc faz a iniciação troca sangue com o bode….ou que nos ritos vc vende sua alma ao demo, coisas asim… isso é importante para que acabem essas especulações erroneas.
      abraços…

    26. Floriano Peixoto
      Publicado em 21/09/2010

      O Termo bode, não tem origem definida, ele é lançado principlamente no Brasil, fazendo menção a brother, irmão em inglês, virou popurlamente bode !!!, porém como é uma animal admirado em algumas culturas, como brilhantemente exposto, o apelido foi aceito e é utilizado.
      Ao SADU – Glória !!!

    27. Floriano Peixoto
      Publicado em 21/09/2010

      Li alguns comentarios, PROFANOS, não julgais !!! respeitem nossos augustos mistérios, em muito a maçonaria contribuiu para a Liberdade do Povo, criticando e trabalhando por uma sociedade justa, por isso a igreja “inoja” pois nós aceitamos obressão e buscamos a verdade real !

    28. Floriano Peixoto
      Publicado em 21/09/2010

      DIGO
      Li alguns comentarios, PROFANOS, não julgais !!! respeitem nossos augustos mistérios, em muito a maçonaria contribuiu para a Liberdade do Povo, criticando e trabalhando por uma sociedade justa, por isso a igreja “inoja” pois nós não aceitamos opressão e buscamos a verdade real !

    29. Antonio Augusto Lima
      Publicado em 24/09/2010

      Muito interessante as informações sobre o BODE. Aliás, a Maçonaria é muito eficaz.

    30. marcus
      Publicado em 23/10/2010

      o povo teme o q nao conhece, aceitar algo nao e facil e como eles nao tem conhecimento do assunto eles enventão.

    31. Jardel
      Publicado em 15/11/2010

      Que bom seria se todos fossem “bodes”, não é difícil, a verdade está na frente de nossos olhos. “O pior cego é aquele que não quer ver”.

    32. Publicado em 21/11/2010

      BOM,GOSTARIA DE AGRADECER À TODOS PELA BELA EXPLICAÇÃO SOBRE ESSA LENDA , DE UMA LADO É BOM QUE FIQUE ESSE MITO COMO MALÉFICO POIS ASSIM AFASTAS PESSOAS DE GRANDE IGNORÂNCIA DE UMA ORDEM TÃO SERIA .GRATO.

    33. PADUA
      Publicado em 22/11/2010

      Prezado Ir.´. gostei da vossa explicação um texto muito bem elaborado
      Padua.´. A.´.M.´.

    34. ygor
      Publicado em 05/12/2010

      falta fazer um texto da ORDEM DEMOLAY

    35. Evaldo Bortolino
      Publicado em 07/12/2010

      Tios … é com prazer que visito, já conhecia a estória do BODE rsrsrss bastante intrigante para os profanos. Fico feliz em saber que a Ordem está cada vez mais crescendo, e se dependermos de nós DEMOLAYS ela continuará. Pois o Pai Celestial está a nossa frente sempre.
      Bortolino – Capitulo Perfeita União n°115 da Ordem Demolay para o Rio de Janeiro Capital

    36. Julia silva
      Publicado em 18/12/2010

      Eu achei uma historia interresate, eu particularmente acho que todos seres humanos tem grades habilidade, mas apenas alguns as desenvolven, eu por exemplo sou muito inteligente e tenho uma visao do mundo diferenciada das outras pessoas , e tal inteligencia e amadurecimento precose acaba me isolando do mundo

    37. vagner marques
      Publicado em 26/12/2010

      parabens sei q significa q pureza do ser humano….q precisa viver em harmonia,,,,com seus anseios…pena q nao tenho os requintes para ser convidado….

    38. Dennis W.T Machado
      Publicado em 02/01/2011

      bode ou não os princípios nos levam a um caminho, da verdade,da justiça, da crença. respeito os segredos da maçonaria e se não fossem pessoas sérias isto não teria nem começado.

    39. Publicado em 10/01/2011

      Essa historia de bode é meio fantasioza fico pensando ca com meus botoes rsrsrs eles tbm nao falam mais posso contar meus segredos pra eles . Muitas vezes pessoas ignorantes tem mentes que nao saem de um espaço denominado por pastores ,guias espirituais e por ae se vai pessoas que nao tem a capacidade de abrir a mente pra mudança se aprofundar num mundo de descoberta esta lapidando seu interior sua mente seu costumes se luz para o mundo …..Mais infelismenteo conhecimento por muitas vezes nao e compartilhado fica com uma certa nata da sociedade um certo premio hum…….. sera que eu sou uma goteira que incomoda pesquisar filosofar nao custa nada gosto muito de estudar pesquisar sobre um ilustre maçon chamado ALVARO PALMEIRA FUNDADOR DA ESCOLAS TECNICAS DE MARECHAL HERMES MENBRO DA MAÇONARIA DO ORIENTE …MAIS TA VALENDO E UM PRAZER COMPARTILHAR MINHAS IDEIAS COM OS PROFANOS E BODES

    40. Sigrid Araújo
      Publicado em 19/01/2011

      ADOREI SABER! REALMENTE, ANTES DO MEU MARIDO ENTRAR , EU ME INCOMODAVA COM ESSES COMENTÁRIOS ASSUSTADORES! MAS A IGNORÂNCIA É A ESCURIDÃO QUE PODE SER SUPERADA, O PROBLEMA SÃO OS QUE PREFEREM FICAR NA ESCURIDÃO DELA!

    41. KBIDA VOSTHRUMBERG
      Publicado em 02/02/2011

      Muito bom esse texto! Com certesa a abordangem do significado do BODE na maçonaria, serviu para esclarecer, e muito sobre a ORDEM.

    42. felicit bergher
      Publicado em 05/02/2011

      P.’.A.’.Z à Todos os IR.’. ‘.’ Saúdo à todos em nome do nosso sagrado triangulo !!! sendo assim, sei que o G.:A.:D.:U.: está por satisfeito com todos que expressaram suas ideias neste forum.: e que a luz está sendo implementada dentro de todos nós através
      dele 11, nossa meta é exatamente esta “trazer reflexão e homenagens a DEUS, e nada além disso!
      por tanto, vamos continuar conversando nos relacionando deixando de lado TV, e Revistas fúteis, vamos ler mais a respeito das Ordems.: afinal só conheceremos a luz, após descobrimos o significado do LOGOS.: PPFNDA.

    43. alexandre
      Publicado em 16/02/2011

      Saudações a todos os IIr\. Alegro-me em saber que existem profanos interessados em esclarecer alguns equívocos que existem a respeito da Ordem.

      Um tríplice e fraternal abraço a todos.

    44. Danilo
      Publicado em 28/02/2011

      Quero me aprofundar nos estudos da Maçonaria.

    45. Publicado em 08/03/2011

      Realmente, caríssimos, as goteiras nao só atrapalham como deturpam as informações.

      um fraternal e tríplice abraço

    46. Waldir Augusto
      Publicado em 04/04/2011

      IRs.’. Gostei das explicações muito bom.

      Um T.’.F.’.A.’.
      Waldir

    47. wilaney sillva
      Publicado em 03/06/2011

      adorei esse texto muito bonito me sentiria muito honrado em fazer parte da maçonaria
      parabéns ao criador do texto.

    48. Aramis Soares
      Publicado em 06/06/2011

      Ir:. Gostei muito desse texto e mais ainda em saber do grande interesse de Ir:. sobrinhos e profanos no referido assunto maçonico isso nos levara a luz um grande e fraternal abraço :. a todos e que o G:.A:.D:.U:. vos ilumine

    49. J. Melo
      Publicado em 08/06/2011

      Não se preocupem. Nada melhor para acalmar um bode do que capim fresco e umabao espiga de milho. Rsrsrsrsrs

    50. Publicado em 27/06/2011

      Acredito que o fator de maior agregação entre seres humanos seja o segredo. Se mencionamos para alguem que não deve fazer algo pois é segredo o que irá acontecer, esta pessoa imediatamente vai lá e faz. Adão que o diga, pois foi com o mistério do que aconteceria se comesse o fruto proibido que ele foi e experimentou o pecado (fruto proibido).

    51. Sarah Costa
      Publicado em 08/07/2011

      muito bom
      gostei mesmo!

    52. cicero lins
      Publicado em 13/07/2011

      Não sou maçon,acredito que o falam da maçonaria é uma icogrita.o satanas não faz nada em segredo não,então não tem nada a ver maçonaria com o incredo.ser maçon é uma escolha de repartição de uma sociedade que tem suas regras e uma delas é guarda segredos
      pois quem falar o que não sabe pagar o preço alto..

    53. Pedro l
      Publicado em 20/07/2011

      muito interesante gostei

    54. Saulo
      Publicado em 12/08/2011

      Boas histórias… mas a última me deixou curioso. Quem sabe um dia serei convidado…

      Tenho 17 anos, mais quatro anos para ser convidado…

    55. Belizandra Costa
      Publicado em 15/08/2011

      Respondendo para os Charles da vida.
      O Senhor Jesus falava em parábolas e para entender é preciso estudos, analise, reflexões e o Espirito Santo capacitando dia a dia.O que diz em Mateus cap.25-31 a 46 é ilustrativo no que diz respeito aos animais;Jesus estava exemplificando com ovelhas e bodes demonstrando separação de classes ou seja os bons e os ruins, não é porque a ovelha é boa e o bode é ruim.nos vemos em outras citações bíblica sendo usado lobo,cordeiro, pomba, águia etc. portanto nada haver com que em mateus cap. 25-31 a 46 condene o bode sendo do diabo,e sim Jesus condena a injustiça e falta de caridade e amor. Ridículo é usar as palavras da sagradas escrituras para deturpar,discriminar condenar credos alheios,isso é vergonhoso.Gostei da explicação simbolo do bode na maçonaria;foi esclarecedor.A felicidade dos homens só chegara quando ele aprender a viver sua vida respeitando o modo de vida do próximo. bjs…e mais bjs a todos dessa linda Ordem que é a MARÇONARIA.
      Belizandra costa

    56. adriano celini
      Publicado em 14/09/2011

      gostaria de conhecer um templo maçon em ribeiraõ preto

    57. Publicado em 28/09/2011

      muito interessante para mim gostei

    58. Rony
      Publicado em 05/10/2011

      Saudações,
      Achei interessante esta expplicação a cerca do bode e a maçonaria porém não fiquei totalmente satisfeito e procurarei mais respostas as minhas perguntas, sou um estudioso da Maçonaria, tenho muitos amigos que seguem a doutrina desta ordem que ao contrário do que muitos “profanos” pensam não é um religião, espero, que chegada a hora oportuna e acertada, meus anseios sejam satisfeitos.

    59. vilmar
      Publicado em 11/10/2011

      Olá amigo! Confesso que gostei desta história de bode

    60. valdeck moura asilva
      Publicado em 14/10/2011

      gostaria de participar de uma reunião dos maçons .na loja de santo andré.de terça feira.obrigado fico muito agradecido.assinado,valdeck moura da silva

    61. valdeck moura da silva
      Publicado em 14/10/2011

      gostei muito da história do bode achei muito interesante falta agora participar de uma reunião,,

    62. JEAN CARLOS
      Publicado em 20/10/2011

      Quero saber mais sobre Maçons, suas lojas

    63. Sergio Ramos junior
      Publicado em 03/11/2011

      Fazer parte da irmandade é para poucos, é lá que consigo ver o orinte e ocidente de uma unica vez. pois la´somos regidos pelo GRANDE ARQUITETO. um triplice e fraternal abraço aos ir.:

    64. MARLON
      Publicado em 07/11/2011

      Sou um admirador da maçonaria. A anos, não me ingressei por motivos familiares. Mais é de grande interesse, me orgulho em ler e de demonstrar uma atitude maçonica. Tenho um respeito muito grande. Uso um adesivo no meu carro não sei se é certo mais uso. Leio muito estudo muito tenho muitos amigos maçons. me ajude me informando qual o risco que se dá a isso. perante a vcs no qual tenho muito respeito. obrigado.

    65. Amilton Oliveira
      Publicado em 16/11/2011

      Existe um um ditado de que “O BODE MORRE MAS NÃO BERRA”. Realmente o bode é um animal extremamente resistente nesse sentido, quem conhece bem este animal sabe disso. Penso que a escolha do bode como confidente esteja ligado a essa resistência em berrar. Portanto, assim como o bode resiste até a morte e não berra, o Maçon guardará para sempre os segredos da maçonaria….
      TFA
      A.M. Amilton Oliveira

    66. Osvaldo José Theodoro Neto
      Publicado em 21/11/2011

      Sou A.: M.: Agradeço ao GADU por pertencer a esta istituição. Estou pesquisando mais sobre a maçonaria e fiquei muito contentente com o artigo que li. Aprendi mais. Obrigado Irmãos.:

    67. Publicado em 08/12/2011

      esto muito grato por esta o portunidade e um dia eu acredito vou conhecer a loja masonica. e ouvir a fala do bode.obrigado ao irmaos por lé a minha mensagem muito obrigado por ter esta oportidade de entrar neste rico saite.

    68. geraldo magela
      Publicado em 12/12/2011

      gostei muito da explanação sobre o “BODE”, esclareceu minhas dúvidas, ainda não sentei no ‘Bode”,já fui convidado, falta só aceitar, um abraço

    69. Dilvan Vieira Gonçalves
      Publicado em 18/01/2012

      Como grande estudioso e aprendiz, tenho muita curiosidade em nutrir meus conhecimentos cada vez mais dos augustos mistérios da ordem.
      Em relação aos desconfiados, na MAÇONARIA os únicos segredos que se guarda é apenas o TToc./SSin./PPal., são discutidos assuntos internos como administrativos e como podemos ampliar nossa ajuda aos menos favorecidos, com ajuda financeira, donativos, uma palavra de conforto, dentre muitas outras formas.
      Ledo engano em pensar que se fiz riqueza financeira na MAÇONARIA, ficamos ricos sim, mais de conhecimento de espiritualidade de benevolência.
      Tenho tanto para dizer desta tão distinta ordem, que meu peito chega a doer de tanta alegria.
      Aos meus poderosos IRMÃO.
      3X3 a todos – V.A.I.40.

    70. BRUNO
      Publicado em 20/01/2012

      GOSTARIA QUE ME INDICAÇEM UMA LOJA MAÇOM E SORRISO MT

    71. Adriano marcon
      Publicado em 24/01/2012

      Andei pesquisando, lendo , tentando apreender um pouco sobre a maçonaria , esse texto sobre o bode muito interessante. sou da cidade de capela do alto -sp e não conheço nenhum maçom aqui na cidade, mas gostaria de ser convidado à fazer parte da ordem .

    72. Publicado em 27/01/2012

      Eu Ruan quero ser membro da maçonaria e sei que tenho que ser covidado,mas eu sei de muitas coisas mas nao falo pra nigen perque iso e comtra as regras, eu sei qui ai dentro agemti consegi entrar em outras dimensao e muito mas eu sei, tem a estrela framejante que ai dentro aparese para todos,sei o siginificado do simbolo dos Maços e Grandi arquiteto do Univerço, quero ser um de vosses.

    73. albertina
      Publicado em 31/01/2012

      gostei muito deste texto sobre o bode, ele nunca me assustou ,´só não sabia que maçom significa pedreiro,meu marido é méstre de obras e um dos melhores pedreiiro da região sulprincipalmente em acabamentos finos, só falta ser convidado para participar da irmandade,eu gostaria muito tenho a mente bem aberta e gostaria de me aprofundar mais sobre a maçonaria. um abraço a toda a irmandade.

    74. Publicado em 05/02/2012

      sou companheiro maçom… conheço pouco porem , pretendo aprofundar mais meus conhecimentos. Qualquer um que queira ingressar na maçonaria deve procurar , uma loja maçônica, um parente ou um amigo maçom e expor a eles, sua vontade, se um deles concordar, ira explicar a você os critérios que sera submetido, se ainda quiser, levara seu nome à apreciação na loja, se for aprovado por todos, será convidado. Posteriormente, seu nome juntamente com toda sua documentação, certidões, fotografias, etc. será repassado para investigação, por todas as lojas das regiões que você mora, morou, atua e atuou proficionalmente, se não tiver nenhuma restrição Legal ou Moral, ai sim… você sera “iniciado” ou seja irá montar no BODE.
      Veja você que não é fácil , se estiver bem preparado aguentará bem os solavancos do bichinho’… passando por esta prova, você vera que é muito bom estar lá, mas… muito cuidado com o BODE PRETO…
      “Acho que a maçonaria depende muito dos irmãos aprendizes… sinceramente, sem eles não sobreviverá.”
      Portanto esperamos de braços abertos.
      OBVIAMENTE, QUE SEJAM UMA PEDRA BRUTA , POREM , APOS LAPIDADA SERÃO UM PEDRA 90…

    75. Publicado em 07/02/2012

      un forte abraço a todos gostei de visitar esta pagina

    76. Publicado em 20/02/2012

      oi eu gostei de saber sobre esta religiao nau era com eu pesava proque as pesoa falava que satanica mas no e epero coice um dia atodos medsecepe mais tia queve etau o bode e so uma bricadera .

    77. Crystian Proença
      Publicado em 29/02/2012

      Fico feliz em saber que há pessoas interessadas em iluminar os profanos e obstruir as goteiras…
      não sou maçom ,mas gostaria de saber
      se esta irmandade acredita em Jesus Cristo?
      pq ao meu ver os maçons são mau interpretados e pré julgados por pessoas que temem o q lhes é diferente como já dizia o ditado:
      “narciso acha feio o que não é espelho”
      tenho amigos que são filhos de maçons e seus pais são pessoas exelentes!
      minha unica duvida é essa creem ou não na legitimidade de Cristo como filho de Deus fazendo assim parte de G.A.D.U ?
      Me perdoem por tanto questionar…
      Abraços de um cego em busca de luz…

    78. pedro melo
      Publicado em 06/03/2012

      Irmãos, o preocupante sempre foi e semprea sera o “goeira”, denuncie. A maçonaria é uma intetituição seria e sempre em prol do amor., da liberdade e da fraternidade.
      Pratique senbre o be.
      Um TFA.

    79. Renan Righetti
      Publicado em 07/03/2012

      Boa noite gostaria de saber um filho de maçon pode ser maçon futura mente.

    80. Publicado em 09/03/2012

      Sou fã de vocês, gosto muito da cultura de vocês!
      Parabéns e felicidades!!!

    81. Francisco Cléber
      Publicado em 16/03/2012

      OLÁ PESSOAL, GOSTEI MUITO DE LER ESTA PAG, TIREM-ME UMA DÚVIDA: NÃO ACREIDITO EM DEUS E NEM NO SOBRENATURAL, MAS GOSTARIA MUITO DE PARTICIPAR DA ORDEM. COMO DEVO PROCEDER NO CASO DE EU PODER INGRESSAR NA ORDEM. OU SE POSSO SER UM PARTICIPANTE OU COISA ASSIM.
      CONHEÇO MUITAS OBRAS SOLIDÁRIAS REALIZADAS POR VOCÊS. PARABÉNS
      NO AGUARDO DE UMA POSISÃO.
      FRANCISCO CLÉBER

    82. walisson
      Publicado em 17/03/2012

      olha gostei de mais dessa historia. eu particularmente procuro muito assunto sobre a marçonaria adimiro de mas gostaria muito de ser convidado a participar.. T.’.A.’.F.’.

    83. josias zanco
      Publicado em 25/03/2012

      Adoro a maçonaria, desde o primeiro dia que fui iniciado, já reconhecia intuitivamente, quem era irmão, ou não, pelos textos escritos e que eu lia. Fiquei tão transformado com aquilo, que eu não sabia o que estava acontecendo. Fui acometido de uma paz profunda, associado a um mixto de alegria e intensa emoção e então eu chorei. Eu nunca havia dito isso prá ninguém antes

    84. Publicado em 25/03/2012

      Eu amo a verdade.

    85. jose maria
      Publicado em 06/04/2012

      Caro para vc ser um Maçon! Vc precisa crer em um
      Ser Supremo, ou seja “Deus”, um TFA a todos Ir.’.

    86. cicero henicka
      Publicado em 29/04/2012

      o que devo fazer para ser um membro da maçonaria???

    87. elieldo
      Publicado em 10/05/2012

      quero ser marçom

    88. Marcelo Santos
      Publicado em 08/07/2012

      Ser bode pra mim é um orgulho, porque não fui eu que escolhi a maçonaria e sim foi ela que me aceitou T:.F:.A:.

    89. Luiz Carlos
      Publicado em 16/07/2012

      Maçonaria = Uma das Instituições mais antigas do mundo
      Requisitos basicos para entrar= Acreditar em DEUS,força criadoura de tudo.
      Ser um homem livre = Capaz de pensar por si proprio
      Ter boa indole = Nada que o desaprove no seu passado.
      Expressar seus desejo de entrar à algum Maçom e esperar para ver se foi aprovado.
      Na Maçonaria toda a riqueza, é cultural, a riqueza material vem porque segundo a lei do retorno, se pratico o bem, o bem eu recebo.
      Nossas historia e lendas são lindas, desta forma os invejosos , incapazes de entrar na Ordem, tentaram sempre justificarem sua incapacidade atraves da difamação .
      Aos irmãos um T.·..F.·.A.·.

    90. Publicado em 20/07/2012

      t.’.f.’.a.’.

    91. Publicado em 20/07/2012

      tfa

    92. gervaldo manhaes
      Publicado em 08/08/2012

      Gostaria de ser convidado pela loja maçonica de minha cidadepara conhecer um pouco da maçonári,moro em são joão da barra rj

    93. Publicado em 08/08/2012

      Gostaria de ser convidadopela loja maçonica de são j. da barra para conhe-la

    94. Publicado em 08/08/2012

      Desejo de conhecer alguma coisa da maçonaria

    95. Osvaldo Monteiro
      Publicado em 08/09/2012

      Aos profanos , sinto em dizer , “`NÃO SOMOS AQUILO QUE DIZEM ´´mas para muitos um MAÇON é uma pessoa diferenciada CORRETO ,,,para outros o MAÇON é sinonimo de coisa ruim pensamento ERRADO , Fazemos o bem não importa a quem , ajudamos varia instituições , creches , orfanatos , hospitais e asilo , e jamais você profano vai ver uma faixa dizendo ““ A MAÇONARIA ESTEVE AQUI E FEZ A REFORMA DESSE LOCAL ´´´ ou “` UM MAÇON AJUDA MENSALMENTE ESTA CASA “`, enfim não vivemos de exposição , vivemos de atitudes .
      Um verdadeiro MAÇON e aquele que faz e não fala , ajuda e não cobra .
      Somos Homens Livres e de bom costumes , diferenciados dos profanos , sim, mas com o proposito de fazer um mundo melhor , com “`LEALDADE , DIGNIDADE , FRATERNIDADE .

      A TODOS OS Iir.´. TFA x3 x3 x3 .

      AOS PROFANOS UM ABRAÇO .

      AOS CURIOSOS CUIDADO AO FALAR OU ESCREVER ALGO SOBRE UM MAÇON.

      Ir.´. Osvaldo Monteiro

    96. Sandro Lopes Lemser
      Publicado em 09/09/2012

      gostaria de fazer esta busca con vcs.enviei-me acordo: sllemser@yahoo.com

    97. luiz coura
      Publicado em 18/10/2012

      sou um admirador ,pouco conheço. espero conhecer e praticar . não falo poís falar é mais facíl que conhecer e ser igual. aguardo contato.

    98. rafael rodrigues
      Publicado em 31/10/2012

      sou evangélico , mas sempre me interessei pela maçonaria gostaria de participar se possível de uma reunião .obrigado pela atenção

    99. Publicado em 13/11/2012

      oi boa tarde quero muito der um membro da maçon me liga 68177243 senhor thiago viana

    100. Rodrigo Wasner
      Publicado em 15/11/2012

      Caros amigos

      Se ser maçons significa amar o próximo como a si mesmo, amar a verdade e praticar o bem, então, quero me tornar um maçom oficialmente, pois amo todas estas coisas mesmo sem ser, ainda, um maçom.

    101. Publicado em 14/12/2012

      quero pode ser maço e ter todos meus objetivos concluidos quero uma ajuda de alguem maçom

    102. joao mateus meurer
      Publicado em 20/12/2012

      gostaria muito de ser conhecedor de muito conhecimento e ter em min a confiança do segredo ,enposto pela ordem maçon..

    103. renato
      Publicado em 23/12/2012

      olá como faço para ser um maçon ?
      tem algo aver com satanais?
      agurdo respostas

    104. Ademar Radel
      Publicado em 30/12/2012

      Lindo e esclarecedor texto.
      Precisamos cada vez mais deste tipo de informação para enriquecer nossa cultura.
      Fraterno abraço.

    105. João Pedro
      Publicado em 01/01/2013

      Quero ser maçom e ja fui convidado mas quando abro o jogo ela não gosta e fala que é coisa do demonio o que faço ?

    106. Ramon Antunes
      Publicado em 10/01/2013

      Gostei muito do assunto e acho que sou um bom canditato a sentar no bode.

    107. WALTER PEREIRA DE SOUSA
      Publicado em 13/01/2013

      PARA ROBERTO MEU QUERIDO ACHO QUE VC NAO ENTENDEU O TESTO, EM MOMENTO ALGUM O TEXTO FALA NO TERCEIRO SECULO, MAS SIM NO TERCEIRO ANO APÓS CRITO , POIS BEM NO TERCEIRO ANO (III) APOSTO PAULO TEVE CONTATO COM OS PALESTINOS .

      REFERENTE A FORMA DE CONFESAR DA IGREJA CATOLICA VEM DEPOS DE SECULOS OU SEJA NO III seculo , onde ja existia o catolico que era um grupo de cristao que foi escolhido como modelo pelo Imperaror da epoca CONSTATINO, pelo fato do grupo de catolico ter na sua formaçao as caracteriscas do ESTADO ROMANO . NESTA EPOCA EXISTIA VARIAS FACÇAO CRISTA , E A CATOLICA ERA A MAIS ACEITA PELO IMPERADOR . AI QUE ENTRA A FORMA DE CONFECIONARIO QUE CONHECEMOS ATE HOJE,

    108. WALTER PEREIRA DE SOUSA
      Publicado em 13/01/2013

      PORTANTO NAO VEJO NADA DE ERRADO NO TEXTO ACIMA, ESTA DE PARABENS QUE OS ESCREVEU.

    109. VALMIR ANTONIO FERREIRA
      Publicado em 17/01/2013

      GASTEI MUITO DO DOCUMENTARIO, FOI MUITO ESPLICITO VOCÊS ESTÃO DE PARABENS PELA MATERIA. UM FORTE ABRAÇO.

    110. Publicado em 01/02/2013

      BOM GOSTARIA DE SABER,PORQUE MULHER NÃO PODE,OU PODE PARTICIPAR TAMBÉM,POR FAVOR SE PUDER,GOSTARIA DE PARTICIPAR.ACHO O MÁXIMO.

    111. MAIA
      Publicado em 23/02/2013

      adorei a narativa !

    112. nelson samora
      Publicado em 28/02/2013

      todos os segredos apontam para Deus, assim como todas as formas de adoraçao, portanto o caminho e longo, por nao sabermos por onde começar e para onde queremos ir, e sempre olhamos na direçao errada,porque o segredo esta ali onde estamos.

    113. Obreiro Abnegado.'.
      Publicado em 02/03/2013

      Primeiro lugar o texto é excelente e está 99% da verdade, pois como nas resposta estão chovendo muito, nao se pode abrir muito.. Para a maria Eduarda, nao sei como es maçom, pois nao existe mulher na maçonaria regular, sao lojas irregulares e ha uma explicacao muito forte e certa do porque nao mulher na maçonaria….Xaroleine, dos 117 cardeais papaveis, quase metade é maçom, o papa atual tambem é viu°

      SFU TFA

    114. cleverson
      Publicado em 12/03/2013

      também quero ser um neófito e sentar no bode!!!

    115. Mogoel BH MG F.R.C.
      Publicado em 14/03/2013

      O Frande Segredo é: Não tem Segredo nenhum! Aqueles que não tem abonadores de Moal, Retidão de conduta e disposiçao suficiente para “abandonarem o mundo” tenfem sempre a redicularizar, debochar, tentar criar superstições, etc, daquilo que não é de seus cabedais! Ao invés de recolherem-se a seus degraus, ficam rentando destruir as escadas dos outros!

    116. Miguel BH MG F.R.C.
      Publicado em 14/03/2013

      O Grande Segredo é: Não tem Segredo nenhum! Aqueles que não tem abonadores de Moral, Retidão de conduta e disposiçao suficiente para “abandonarem o mundo” tendem sempre a redicularizar, debochar, tentar criar superstições, etc, daquilo que não é de seus cabedais! Ao invés de recolherem-se a seus degraus, ficam rentando destruir as escadas dos outros!

    117. Publicado em 15/03/2013

      S.’.F.’.U.’.

      Sou obreiro da A.’.R.’.L.’.S.’. Gonçalves Ledo Paranaguá-PR.
      Todos os seres vivos da terra são criaturas de Deus, criadas para servir aos propósitos do homem.
      O ciclo da vida necessita de todos os seres vivos criados para “existir em harmonia”.
      Associar o bode ao demonio é próprio dos fanáticos e religiosos radicais. A humanidade sempre criou seus simbolos, alguns baseados em animais, mas tudo sempre foi convencionado pela mão do homem. Associar a pomba branca como simbolo da paz é “bacana”… Mas não poderia ser outro animal qualquer?
      Sem a existencia do bode a cabra não poderia procriar, e faria bastante falta o leite, a carne e o queijo, além é claro da “buchada de bode” deliciosa…
      Na minha humilde opinião criar símbolos é bom, mas melhor ainda é vivê-los na prática e não somente na teoria.
      Maçons são pessoas leais, honestas e decentes e isso foi o que me convenceu a procurar a Sublime Ordem e tornar-me um dos seus iniciados.
      TFA

    118. jonatas santos de souza
      Publicado em 18/03/2013

      bon dia estou muito enteressado de entra na maçonarinha como eu fasso para me assoçialo
      ja mandei varios comentario u meu numero e do tel e 2661_4007 por favo meligue eu ate pago porisso obrigado.

    119. albert de bulhões
      Publicado em 17/06/2013

      olá aos leitores,obreiros,curiosos,especuladores,etc…
      interessante o relato do autor.venho de uma família com tradição maçonica em nossa região,ms optei por não ingressar na ordem.contudo,é interessante ressaltar,que se irm.’. reclamam de goteiras,diria-lhes que hoje os templos nem mais se podem,por ocasião de uma eventual reunião se considerar cobertos.não há quase nada à respeito da ordem que não esteja disponível na net.há sites americanos que comercializam livros que esnsinam um profano a se passar por maçom,inclusive ensinando a telhar e a responder a altura.quanto à explicação sobre o bode,abundam teorias em todos os continentes,sendo que a mais correta é a apropriação pelo símbolo templário do baphomet.para quem se interessar a figura surge no momento em que D’us se dirige à abraão e pede que ele sacrifique os animais cortando-os em partes.
      moro em uma cidade relativamente pequena e a casa de meus avós e seus irmãos,todos comerciantes cearences,funcionou como um apanágio antes das loj.’. se estabelecerem na cidade.herdei os livros de meu pai,absorvi o que pude dos excelentes ensinamentos apresentados,aprendi a interpretar a profunda simbologia dos escritos dos valiosíssimos livros,e estranho o fato de que muitos dos ditos obreiros da luz,ajam de forma totalmente oposta ao que lhes é ensindo.talvez a august.’.ord.’. dos filhos da viúva tenha que ser reformada pois vejo muitos maçons sem avental em todas as partes enquanto egressos da ord.’. não fazem jus ao título. deixo como pensamento próprio estas palavras:a luz,mesmo para àqueles que puderam vislumbra-la,pode ao invés de lhes ter iluminado,condenado lhes à cegueira pois a luz,com sua força e seu poder,ilumina aos merecedores,e cega aos medíocre.
      PS.tenho ancestrais templários,talvez por este fato veja com naturalidade o que os outros vejam com tanta curiosidade e preconceito.

    120. albert de bulhões
      Publicado em 17/06/2013

      olá aos leitores,obreiros,curiosos,especuladores,etc…
      interessante o relato do autor.venho de uma família com tradição maçonica em nossa região,ms optei por não ingressar na ordem.contudo,é interessante ressaltar,que se irm.’. reclamam de goteiras,diria-lhes que hoje os templos nem mais se podem,por ocasião de uma eventual reunião se considerar cobertos.não há quase nada à respeito da ordem que não esteja disponível na net.há sites americanos que comercializam livros que esnsinam um profano a se passar por maçom,inclusive ensinando a telhar e a responder a altura.quanto à explicação sobre o bode,abundam teorias em todos os continentes,sendo que a mais correta é a apropriação pelo símbolo templário do baphomet.para quem se interessar a figura surge no momento em que D’us se dirige à abraão e pede que ele sacrifique os animais cortando-os em partes.
      moro em uma cidade relativamente pequena e a casa de meus avós e seus irmãos,todos comerciantes cearences,funcionou como um apanágio antes das loj.’. se estabelecerem na cidade.herdei os livros de meu pai,absorvi o que pude dos excelentes ensinamentos apresentados,aprendi a interpretar a profunda simbologia dos escritos dos valiosíssimos livros,e estranho o fato de que muitos dos ditos obreiros da luz,ajam de forma totalmente oposta ao que lhes é ensindo.talvez a august.’.ord.’. dos filhos da viúva tenha que ser reformada pois vejo muitos maçons sem avental em todas as partes enquanto egressos da ord.’. não fazem jus ao título. deixo como pensamento próprio estas palavras:a luz,mesmo para àqueles que puderam vislumbra-la,pode ao invés de lhes ter iluminado,condenado lhes à cegueira pois a luz,com sua força e seu poder,ilumina aos merecedores,e cega aos medíocre.
      PS.tenho ancestrais templários,talvez por este fato veja com naturalidade o que os outros vejam com tanta curiosidade e preconceito. e talvez por este motivo prefira esperar por o renascimento dos templários.

    121. albert de bulhões
      Publicado em 17/06/2013

      na verdade da ordem de cristo em portugal,descendentes dos templários.

    122. Gilberto Amorim de Souza
      Publicado em 18/06/2013

      Com relação ao Texto, visa muito a curiosidade de muitos, portanto nao se deixem se elevar por contos, más pela consiencia propriamente dita em seis ensejos de curiosidade. fiquem atento a si proprio e veras que samos todos maçons.
      TFA a todos.
      AG.’. R.’.L.’.S.’. Estrela de Rondonia.

    123. GENIVALDO MARÇAL
      Publicado em 24/06/2013

      MUITO BOM! GOSTO DA MAÇONÁRIA E EM BREVE QUERO FAZER PARTE DA ORDEM MUITO OBRIGADO IRMÃOS!BOAZ!

    124. jovaldino m costa
      Publicado em 03/07/2013

      boa noite nobres irr.’.e amigos.
      a historia acima mostra que o filho do sargento conheceu o segredo e nunca o revela-ra nem a seu pai que gostaria de sabe-lo.um c.’.m.’.não ira revela-lo ao a.’.m.’.nem o m.’.m.’.ao c.’.m.’..
      não basta querer ser maçom.se voce quer ser,tera de ser um homem exemplo.correto no que faz,cumpridor de seus deveres etc.
      se voce é um bom religioso,sendo maçom,sera melhor ainda.em tudo voce ira melhorar pois somos um diamante dentro de uma pedra bruta que precisa ser trabalhada.

    125. LUIZ CARLOS
      Publicado em 04/07/2013

      Boa tarde gostei muito do que li, quero sentar em um Bode, me tornar um membro da irmandade; entretanto sei que se faz necessário ser convidado por um membro. Tenho um amigo bode converso muito com ele sobre assuntos relacionados a maçonaria.
      Na oportunidade quando tiver uma iniciação se poder me convide, dede já agradeço; e que a Luz esteja sempre iluminando seus caminhos.

    126. Publicado em 10/07/2013

      Boa noite a todos, conheci um pouco mais sobre a linda história maçônica….

      S.’.F.’.U.’.

    127. Fabio
      Publicado em 26/07/2013

      Boa noite. Amigo, estou prestes a iniciar, mas a minha companheira está muito resistênte. Fala que se bebe sangue de bode entre outros animais na marçonaria. Como pouco sei ainda da marçonaria, gostaria de um conselho. Abraços

    128. jose ortiz filho
      Publicado em 14/08/2013

      Sou filho de maçon(IN MEMORIAN),acredito plena-mente, no texto inserido anteriormente,pois somente através do conhecimento e sabedoria um homem de verdade srá agraciado com as luzes da Liberdade,Ihualdade e Fraternidade que nenhuma “igreja ou crendice”,possa proporcionar como a verdadeira Luz da Maçonaria. Obs:não sou maçon, mas acredito piamente em todos os trabalhos de progressos em que as lojas Maçônicas atuam.UM T.F.Ano coração.Lascão

    129. Djeferson.'.
      Publicado em 15/08/2013

      IIr.’. Muito boa explicação.

      TFA.’.
      Djeferson.’.

    130. Raimundo Nonato de Sousa
      Publicado em 16/08/2013

      eu tenho um grande desejo no meu coração de ingressar na maçonaria . e acredito que para o homem ser feliz aqui na terra é preciso ele se maçom?

    131. Marcos Plaza
      Publicado em 17/09/2013

      Interessante suas histórias.

    132. caio carvalho
      Publicado em 06/10/2013

      muito bom saber em sinteze e muito bom o txto muito ri culturalmente e mostra q a maconaria e bem melhor doque parece melho que inheio e cosaa futis sao eterns cnhecimenos obrigado irmaos

    133. Gabriel
      Publicado em 10/10/2013

      Olá, caros maçons, neófitos, curiosos e etc. Eu moro em São José do Rio Preto e tenho 16 anos, já tenho indicações para iniciar-me aos 18 anos em um corpo maçônico. Na minha opinião, a Maçonaria só é “satanisada” na população, por culpa de pessoas em sua maioria religiosos que pensam que se os ensinamentos não estão de acordo com sua bíblia, então são satânicos. Também não podemos esquecer que, bom, tudo o que é feito segredo, são criados boatos, e o engraçado é que, nunca são boatos positivos! Sempre são boatos denegrindo a imagem da sociedade do grupo ou de qualquer coisa fechada, querendo dizer que, só porque não é aberto a todo mundo aquele espaço, isso significa que há algo satânico lá. Se alguém quiser me enviar email para conversarmos melhor, fiquem avontade. Que a Paz do Grande Arquiteto do Universo esteja com vocês.

    134. Alberto
      Publicado em 21/10/2013

      Prezado Gabriel, Na verdade a vinculação da imagem da maçonaria ao satanismo vem da época da inquisição. Por não conseguir obter nenhuma informação dos maçons após torturar muitos de nós, a Igreja Católica usou do artifício de dizer que os maçons eram demoníacos como forma de afastar os cristãos da curiosidade de saber sobre a maçonaria. Por muitos anos a maçonaria se protegeu desta “caçada” mantendo o silêncio o que protegeu a ordem por muitos e muitos anos.
      Espero ter colaborado

    135. Publicado em 25/10/2013

      Gostaria de fazer parte de uma loja maçônica como faço ?

    136. Luciano Marques
      Publicado em 27/10/2013

      Moro em Belo Horizonte, fiquei conhecendo um pessoa pela internet que é maçom. Comentei com ele que tinha o interese de entrar para a ordem maçonica, ele marcou comigo enfrente a uma loja maçonica para me conhecer. Nos conhecemos e ele me mandou a ficha por email de iniciação, teria que mandar a ficha preenchida com os documentos, e mais R$500.00. É assim mesmo que funciona uma iniciação na ordem?! Obrigado…

    137. ´Francisco Fernandes de Sousa
      Publicado em 24/11/2013

      Sou obreiro da A.`R.,`L.`S.`Mestre do Vale 23 São João do Rio do Peixe-PB.Gostei muito do comentário da preocupação do sargento com os BODES, até que seu filho,cresceu e foi sondado e convidado a ser nosso Ir..

    138. Publicado em 11/12/2013

      nao sei porque mais a curiosidade de ums tempos p ca comecei a ler sobre maconaria,e cada vez que leio mais interessado fico talvez ate por falar tanto em sabedoria que um dos sete doms ,so que estas lendas ,de ritual satanico e que nunca me deixou a procurar a ordem ,pois acredito em deus como meu salvador e nao renuncio a ele ,e buscarei sempre a sabedoria respeitando aos outros

    139. Publicado em 25/12/2013

      Em primeiro lugar, meu nome é Wyllen e eu não sou maçon, me interesso muito por esse assunto e já li demais sobre a origem do bode na maçonaria. Muito bem explicado, me deu até vontade de sentar no bode.

    140. Matheus
      Publicado em 24/02/2014

      Não sou maçom, e nunca entendi porque chamavam de “bode” os maçons.
      Tem até uma loja chamada “loja do bode” (na internet, lojadobode.com.br), nunca entendi o porque do nome, mas agora sei.
      Parabens e obrigado pela explicação.
      Se puderem me digam porque chamam de loja maçonica se não vendem nada lá.
      Mais uma vez, obrigado.

    141. Matheus
      Publicado em 05/03/2014

      Muito legal a história do bode.a maçonaria é uma ordem magnífica que ajuda o próximo.deixemos a ignorancia de lado e conhecer mais sobre ela.

    142. Gabriel
      Publicado em 10/03/2014

      Ler isso hoje, me encoraja, me anima, me acalma, e me fortalece cada vez mais para adentrar na maçonaria.
      Amigo, nascemos todos homens, de um ventre de uma madre, se cada homem tivesse esse dom dessa sutileza de perceber os pequenos e os notórios simbolismos da vida, e pela leitura em busca de conhecimento, inclusive nas antigas escrituras, e enfim buscar cada vez mais , mais não infelizmente profanos por natureza vivem apenas por viver, mais eu nunca fui assim, sempre tive vontade de procurar me estabelecer e realmente compreender dessa busca pela perfeição, e da insatisfação que várias vezes fui acometido.
      Uma certa vez estava trabalhando e passou dos homens, e de cabelos brancos os dois, e retirando toda ideia de racismo, mais os dois homens eram de cor branca também, sentaram e perguntaram, meu amigo aqui tem carne assada de bode, mais eu só fico de tiver bode aqui… eu incrivelmente comecei a rir, kkkk, bode não temos meus amigos desculpe, mais da próxima vez juro que vocês vão ter aqui um bode não sei como mais terão. rsrs. eles riram um por outro e foram caminhando pros seus carros. Juro que naquele dia sentia a mesma coisa na qual senti lendo o seu artigo, que gostei muito.

      enfim, boa noite.

    143. Sérgio Justo.'.
      Publicado em 17/03/2014

      Nem todos que quebram pedras são dignos de fazer parte do rebanho, até por que poucos sabem usar a trolha entre ambas as colunas…

    144. Publicado em 09/04/2014

      o bode caracteriza atos e atitudes de pessoas em ser devoto da grande irmandade marçonica
      pois seres prudente teus labios e voras teu olhar
      guardas tua tunica aos gentios e bendizeres ao bem.

      felipe silva

    145. Publicado em 13/04/2014

      Eu achei lindo a história do bode maçônico, agora queridos irmãos eu confesso a vocês,como na cultura judaica aos ouvidos do bode que desde a minha juventude eu tenho um grande desejo de ser maçon e fazer parte desta querida irmandade; e olha que eu já enviei E-mail s para um endereço da maçonaria do Brasil mais ninguém me respondeu nada até agora, será que os irmãos estão me discriminando heim? Eu realmente não sei, mais de uma coisa eu tenho absoluta certeza que eu aprendi na Torá e na Bíblia é que o eterno D – us não faz discriminação de ninguém ou seja: da sua imagem e semelhança que ele criou que sou eu e nós todos “obrigado”.

    146. marcos barros
      Publicado em 19/04/2014

      bom dia? para mim engressar na ordem maçonica,tenho que ser convidado com um dos seus membro da maçonaria?outra eu sendo convidado pelo um amigo meu que e membro,da Ordem,se eu estiver interessado a ingressar na Ordem, eu posso frequentar a Ordem,conhecer,analisar,para mim poder se agressar na maçonaria? ex-ai minha interrogatoria? aguardo retorno tenha um bom dia:

    147. Aristides Costa
      Publicado em 01/05/2014

      Parabéns Ir.’. pela bela explanação.
      Fraternalmente,
      Aristides Costa.’. A.’.M.’.
      T.’.F.’.A.’.

    148. Edson
      Publicado em 31/05/2014

      Parabéns pela explicação.

    149. Diego Bomfim
      Publicado em 25/06/2014

      Boa noite! Parabéns pela matéria, muito interessante a historia sobre a origem do bode.
      Eu não sou um maçom, mas, tenho muita vontade de entrar para a ordem e me tornei filiado no instituto paramaçonico de estudo e pesquisa no qual recebi matérias de estudo sobre a filosofia e simbolismo maçônico e acabou aumentando o meu desejo de fazer parte da maçonaria. Esta um pouco difícil pra mim por falta de conhecer algum maçon para poder falar sobre meu desejo mas, mesmo que eu nao me torne um maçon eu levarei para sempre o que aprendi lendo e pesquisando sobre a ordem.

    150. Publicado em 02/07/2014

      ADOREI A ESTORIA DO BODE.ISTO PROVAS O TANTO QUANTO FOMOS MALTRATADOS, PELA SANTA INQUISIÇÃO SE SE PODE CHAMAR DE SANTA. VALEU APENAS LER TODO ESSE CONTEXTO. PARABENISO PELO O LEGADO MAÇONICO EM QUE, ESTÃO NOSO LEGANDO.

    151. ALAN MARQUES
      Publicado em 10/07/2014

      Leio tudo sobre maçonaria,não por curiosidade mais sim por interesse na ordem acho espetacular…….
      E nunca tinha lido sobre o significado do bode e achei muito interessante mesmo,e a cada dia me apaixono mais pela maçonaria,leio de tudo até mesmo as especulações….mais é claro prefiro a verdade,parabéns adorei o texto

    152. André Luiz Bezerra
      Publicado em 24/07/2014

      Gostei muito mesmo, pois desde criança sempre tive grande afeição a ordem maçônica, pois sinto em meu coração que ela é a própria criação de Deus pois não sei como posso expressar melhor o que sinto pois vem do meu mais profundo intimo pois sei do sagrado porque sinto isto, e muitos não sabem, mas Deus na sua infinita sabedoria nos ensina o que realmente precisamos saber e ele ensinou-me que a maçonaria é dele mesmo que muitos não venham a acreditar, mesmo alguns irmãos, lamentável isto mas é verdade, um forte abraço aos irmãos.:

    153. Márcio
      Publicado em 07/08/2014

      Sempre admirei a maçonaria, uma pena eu nunca ter sido convidado para participar :/

    154. Carlos eduardo Turcatel
      Publicado em 17/08/2014

      Essa e a licao nao falar oque nao sabe
      Gostei muito

  • Deixe seu comentário

  • Nome:

    Email (required):

    Website:

    Mensagem: