CINEMA E MAÇONARIA

Relacionamos aqui filmes que têm relação ou citam de alguma forma a Maçonaria Universal. Algumas sinopses foram retiradas do site.

A Maçonaria sempre despertou a curiosidade dos profanos, inclusive diversos filmes foram realizados, enfocando a nossa Instituição.

Abaixo relacionamos alguns dos filmes sobre o tema.

Alguns têm sido lançados em vídeo ou DVD.

INDEPENDÊNCIA OU MORTE

Brasil, 1972
Gênero: histórico
Diretor: Carlos Coimbra

Título no Brasil:  Independência ou Morte
Título Original:  Independência ou Morte
País de Origem:  Brasil
Gênero:  Épico
Tempo de Duração: 108 minutos
Ano de Lançamento:  1972
Site Oficial:
Estúdio/Distrib:

Direção: Carlos Coimbra

Elenco

Tarcísio Meira… Imperador D.Pedro!

Glória Menezes… Marquesa de Santos
Dionísio Azevedo… José Bonifácio
Rubens Ewald Filho
Kate Hansen… Imperatriz Leopoldina
Emiliano Queiroz… Chalaça
Manoel da Nóbrega… Dom João VI, King of Portugal
Heloisa Helena… Carlota Joaquina

Sinopse

Dirigido por Carlos Coimbra e produzido no ano de 1972. Aborda o dia da abdicação de D. Pedro I. No elenco Tarcísio Meira, Manuel da Nóbrega e Glória Menezes.

Tendo como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I (Tarcísio Meira), é traçado um perfil do monarca, desde quando ainda menino veio da Europa, quando sua família fugia das tropas napoleônicas e sua ascensão à Príncipe Regente, quando D. João VI (Manuel da Nóbrega) retornou para Portugal. Em pouco tempo a situação política torna-se insustentável e o regente proclama a independência, mas seu envolvimento extraconjugal com a futura Marquesa de Santos (Glória Menezes) provoca oposição em diversos setores e José Bonifácio de Andrada e Silva (Dionísio Azevedo) pede demissão do Ministério, mas este não seria o único caso, que ministros e nobres entrariam em choque com o imperador por causa da marquesa, que permanentemente influenciava as decisões do soberano, mas tudo isto causava um inevitável desgaste político.

Veja o sonho de Tiradentes e de tantos outros brasileiros, que derramaram sangue pela Independência do Brasil, realizado pelas mãos de Dom Pedro I. Veja emoção, coragem, aventura, drama e amor na maior história brasileira jamais filmada. Uma obra-prima às margens plácidas do Ipiranga e no país do salve, salve. Onde, as vezes, as coisas só se conseguem no grito. Descubra a imperiosa participação de Tarcísio Meira, como Dom Pedro I, e de Glória Menezes como a Marquesa de Santos. Numa produção também heróica de Oswaldo Massaini, com uma direcção firme e competente de Carlos Coimbra. Independência ou Morte. Uma história que virou filme, ou um filme que fez história.

Maçonaria

Cenas da Iniciação de Dom Pedro, do discurso de Gonçalves Ledo no Palácio do Lavradio, do fechamento do Grande Oriente.

MAUÁ – O IMPERADOR E O REI

Brasil. 1999.

DIREÇÃO: Sérgio Resende ELENCO: Paulo Betti, Malu Mader, Othon Bastos, Antonio Pitanga, Rodrigo Penna; 134 min.

Contexto Histórico

A aprovação da Tarifa Alves Branco, que majorou as taxas alfandegárias, e da Lei Eusébio de Queirós, que em 1850 aboliu o tráfico negreiro, liberando capitais para outras atividades, estimularam ainda mais uma série de atividades urbanas no Brasil. Foram fundadas 62 empresas industriais, 14 bancos, 8 estradas de ferro, 3 caixas econômicas, além de companhias de navegação a vapor, seguros, gás e transporte urbano.

Nessa realidade, destaca-se a figura de Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá, símbolo maior do emergente empresariado brasileiro, que atuou, nos mais diversos setores da economia urbana. Suas iniciativas iniciam-se em 1846, com a aquisição de um estabelecimento industrial na Ponta de Areia (Rio de Janeiro), onde foram desenvolvidas várias atividades, como fundição de ferro e bronze e construção naval. No campo dos serviços Mauá foi responsável pela produção de navios a vapor, estradas de ferro, comunicações telegráficas e bancos. Essas iniciativas modernizadoras encontravam seu revés na manutenção da estrutura colonial agro-exportadora e escravista e na concorrência com empreendimentos estrangeiros, principalmente britânicos. Essa concorrência feroz, não mediu esforços e em 1857 um incêndio nitidamente provocado destruiu a Ponta de Areia.
Suas iniciativas vanguardistas representavam uma ameaça para os setores mais conservadores do governo e para o próprio imperador, que não lhe deu o devido apoio. Sua postura liberal em defesa da abolição da escravatura e sua atitude contrária à Guerra do Paraguai acabam o isolando ainda mais, resultando na falência ou venda por preços reduzidos de suas empresas.

Ficha Técnica

Título Original: Mauá – O Imperador e o Rei
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 132 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 1999
Estúdio:
Distribuição: Columbia TriStar do Brasil
Direção: Sérgio Rezende
Roteiro: Paulo Halm, Sérgio Rezende e Joaquim Vaz de Carvalho
Produção: Joaquim Vaz de Carvalho
Música: Cristóvão Bastos
Fotografia: Antônio Luiz Mendes
Desenho de Produção: Bia Junqueira, Henrique Murthe, Tom Pye e José Joaquim Salles
Figurino: Kika Lopes
Edição: Isabelle Rathery

Elenco

Paulo Betti (Irineu Evangelista de Souza / Visconde de Mauá)
Malu Mader (May)
Othon Bstos (Visconde de Feitosa)
Michael Byrne (Mr. Carruthers)
Antônio Pitanga (Valentim)
Rodrigo Penna (D. Pedro II)
Robeto Bomtempo (Visconde do Rio Branco)
Jorge Neves (Irineu Evangelista de Souza – jovem)
Richard Durden (Barão de Rosthschild)
Murilo Grossi (Ricardo)
Elias Mendonça (Pereira de Almeida)
Cláudio Corrêa e Castro (Visconde do Uruguai)
Edwin Luisi (Aurélio)
Rogério Fróes (Marquês do Paraná)
Hugo Carvana (Queiroz)
José de Abreu (Juiz)
Ernani Moraes (Batista)
Denise Weinberg (Esposa de Queiroz)

Sinopse

Dirigido por Sérgio Guerra e produzido em 1999. É a história do Barão de Mauá. O elenco conta com os atores Paulo Betti, Malu Mader, Othon Bastos, Antônio Pitanga e Roberto Bomtempo.

Arroio Grande, Rio Grande do Sul. É nesta pequena localidade que vivia Irineu Evangelista de Souza (Paulo Betti) e tudo indicava que passaria sua vida ali (ou pelo menos grande parte), mas o destino interveio e de forma funesta, pois ainda garoto Irineu se tornou órfão, quando seu pai foi morto por ladrões de gado. Dois anos depois, sua mãe decidiu se casar novamente com João Jesus, mas como o padrasto não aceitava um enteado Irineu foi morar no Rio de Janeiro com Batista, seu tio. No Rio vai trabalhar no armazém do português Pereira de Almeida (Elias de Mendonça), onde o jovem Irineu descobre ter jeito para os negócios, pois tinha uma visão ampla do que iria acontecer no comércio. Ele se torna um funcionário de confiança e um cobrador impiedoso, levando Queiroz (Hugo Carvana) ao suicídio após tomar todos os bens (inclusive escravos) como pagamento de uma grande dívida. Irineu defendia o fim da escravidão por razões econômicas e era um homem de palavra, o que faz seu talento ser reconhecido por Richard Carruthers (Michael Byrne), um escocês que vivia no Brasil, que o emprega em sua firma de exportação e lhe dá as primeiras noções das teorias econômicas. Alguns anos depois, Carruthers diz que sente o mesmo que os negros, banzo, que é saudade da terra natal, pois ficara rico no Brasil mas deixara seu coração na Escócia. Assim, parte deixando Irineu comandando os negócios. Nesta altura da vida, Irineu se apaixonou pela sobrinha, May (Malu Mader), com quem irá se casar e ter vários filhos. Em Liverpool, Inglaterra, se deslumbra com a potência das fábricas e decide liquidar sua empresa comercial para se arriscar na construção da primeira indústria brasileira, uma fundição e estaleiro em Ponta de Areia, Niterói. Desde quando começou a enriquecer, Irineu ganhou um inimigo para toda a vida, o Visconde de Feitosa (Othon Bastos), que o via como um aventureiro que sonhava apenas em ganhar mais dinheiro e desviar o Brasil da sua “vocação agrícola”. Irineu queria modernizar o país, mas sofreria mais obstáculos do que seria capaz de imaginar, pois seria prejudicado por estrangeiros mas principalmente pelos brasileiros que pertenciam a uma oligarquia, que apenas queriam usufruir os bens sem nada produzir.

Resumo

O filme mostra a infância, o enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o empreendedor gaúcho mais conhecido como barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para economia nacional, ao longo do século XlX.
Mauá, um vanguardista em sua época, arrojado em sua luta pela industrialização do Brasil, tanto era recebido com tapete vermelho, como chutado pela porta dos fundos por D. Pedro II.

FILHOS DO DESERTO – Sons of the Desert

País: USA

Ano: 1993

Gênero: Comédia

Duração: 68 min. / p&b

Título Original: Sons of the Desert

Elenco: Lucien Litlefield, Stan Laurel, Oliver Hardy, Charley Chase, Mae Busch, Dorothy Christy

Direção: William A. Seiter

Sinopse

Filme produzido no ano de 1933. Um personagem finge estar doente e pede para um médico, que na verdade é um veterinário, prescrever uma viagem para o Havaí. Junto com um amigo enganam suas esposas dizendo que vão para um cruzeiro medicinal quando na realidade comparecem a uma convenção. As esposas descobrem a verdade. Eles aprendem que a honestidade é o melhor negócio.

A LENDA DO TESOURO PERDIDO – National Treasure

EUA, 2004
Gênero: aventura
Diretor: Jon Turteltaub

Sinopse

Benjamin Franklin Gates (Nicolas Cage) é um caçador de tesouros, função que já está na 3ª geração em sua família. Durante toda sua vida Benjamin procurou um tesouro que ninguém acredita existir, tendo sido acumulado durante séculos e transportado por vários continentes para evitar que fosse roubado. As investigações de Benjamin sobre a localização deste tesouro fazem com que ele descubra que existe um mapa codificado escondido na Declaração de Independência dos Estados Unidos. Só que para conseguir lê-lo Benjamin terá que enganar o FBI e roubar um dos documentos mais vigiados do país.

Maçonaria

Não dá para destacar passagens – o filme inteiro é uma grande referência à Ordem.

MAD MAX – ALÉM DA CÚPULA DO TROVÃO – Mad Max beyond Thunderdome

Sinopse

Depois de perder todos os seus pertences para uma gangue, o personagem vivido por Mel Gibson vai parar em Bartertown, uma cidade sem-lei governada pela astuciosa mulher. Para recuperar o que é seu, o personagem principal tem que obedecer às leis locais: participar de um a luta que só acaba com a morte de um dos lutadores. Dirigido por George Millar e contando no elenco com astros como Mel Gibson e Tina Turner. Foi produzido no ano de 1985.

Maçonaria

Em uma luta quando da entrada dos competidores, uma imagem de um Esquadro e um Compasso, aparece, um pouco desbotada, na parte da frente de sua camisa.

THE MAJESTIC – Cine Majestic

Sinopse

Filme produzido no ano de 2004 e estrelado por Jim Carrey. Sem relação com a história da aventura, o símbolo do esquadro e do compasso pode ser visto uma tomada no cemitério e outra em um edifício da avenida principal já na segunda metade do filme.

FIM DOS DIAS – The End of Days

EUA, 1999
Gênero: terror
Diretor: Peter Hyams

Sinopse

Jericho Cane (Arnold Schwarzenegger) é um ex-policial que se vê diante de uma terrível luta entre a encarnação humana do demônio (Gabriel Byrne) e uma jovem e inocente mulher (Robin Tunney) escolhida para ser a mãe do Anticristo. À medida que os ponteiros do relógio avançam para a realização da profecia que pode levar ao fim do mundo, Jericho, sozinho; precisa proteger essa garota e livrar toda a humanidade de um destino completamente apavorante.

Maçonaria

Em determinado momento um personagem diz: “Agora este amuleto é da ordem maçônica do antigo sub-heredom dos Cavalerios do Vaticano, Cavaleiros do Olho Sagrado. Eles aguardam a volta do anjo negro à Terra.” Também, logo na abertura do filme, pode-se ver rapidamente, a figura famosa do Baphomet, de Eliphas Levy.

DO INFERNO – From Hell

EUA, 2001
Gênero: suspense
Diretores: Albert e Allen Hughes

Sinopse

Filme produzido no ano de 2001 e dirigido por Albert Hughes. Conta com a participação dos atores Johnny Depp, Heather Graham, Austin Powers e Ian Holm. Filme baseado na história de Jack, o Estripador. Baseia-se em torno de um investigador da Scotland Yard que tenta desvendar os assassinatos do final do século 19 e acaba descobrindo uma série de falcatruas políticas relacionadas à família real. Um filme que envolve a Maçonaria como responsável pelos assassinatos.

No tempo em que Jack, O Estripador atacava nas ruas de Londres, o terror reinava. A selvageria de seus assassinatos indicava insanidade, mas a precisão diabólica comprovava que havia um método em tal loucura. Johnny Depp e Heather Graham estrelam este triller intrigante, narrado com grande estilo, que aperta sua garganta de forma esmagadora e fere profundamente como uma faca afiada à medida que revela uma conspiração chocante que, segundo alegações, envolveu os grandes poderosos da Inglaterra daquela época.

Maçonaria

A Maçonaria aparece como pano de fundo para os assassinatos de Jack, ele próprio um maçom.

A LIGA EXTRAORDINÁRIA – The League of Extraordinary Gentlemen

sinopse

Filme produzido no ano de 2003 por Stephen Norrington. No final do século XIX a rainha Vitória nomeia uma legião de grandes nomes da época para combater um gênio do crime que deseja conquistar o planeta. No elenco Sean Connery, Peta Wilson, Stuart Townsend e Jason Flemyng.

MAGNÓLIA

EUA, 1999
Gênero: drama
Diretor: Paul Thomas Anderson

Sinopse

Filme produzido no ano de 1999 e dirigido por Paul Thomas Anderson. Contém diversas referências maçônicas. Um produtor de TV à beira da morte deseja reencontrar o filho. O enredo gira em torno deste tema que se desenvolve em uma rua chamada Magnólia. No elenco Jason Robards, Phillip Seymour Hoffman, Juliane Moore, Tom Cruise e Philip Baker Hall.

Big Earl Partridge (Jason Robards) é um produtor de TV à beira da morte que deseja reencontrar o filho. Phill (Phillip Seymour Hoffman) é seu dedicado enfermeiro e Linda (Juliane Moore), sua jovem esposa. Frank (Tom Cruise), é um célebre guru machista, é o filho que Big Earl procura. Jimmy Gator (Philip Baker Hall) é o apresentador do famoso programa de TV que também está com câncer e procurando se entender com a filha Cláudia, cocainomaníaca. Stanley é um garoto-prodígio manipulado pelo pai oportunista. O ponto comum entre essa gente? Todos vivem num bairro de Los Angeles cortado por uma rua chamada Magnólia.

Maçonaria

Em uma das cenas aparece um símbolo maçônico em uma enciclopédia, no instante em que um garoto estuda pela TV através de um game show. Em uma outra cena, um produtor de TV apóia sua mão no ombro do apresentador, mostrando um anel com símbolo maçônico, e dizendo “Nos encontramos entre o nível e o esquadro”.

FIM DOS DIAS – End of Days

EUA, 1999
Gênero: terror
Diretor: Peter Hyams

Sinopse

Jericho Cane (Arnold Schwarzenegger) é um ex-policial que se vê diante de uma terrível luta entre a encarnação humana do demônio (Gabriel Byrne) e uma jovem e inocente mulher (Robin Tunney) escolhida para ser a mãe do Anticristo. À medida que os ponteiros do relógio avançam para a realização da profecia que pode levar ao fim do mundo, Jericho, sozinho; precisa proteger essa garota e livrar toda a humanidade de um destino completamente apavorante.

Maçonaria

Em determinado momento Jericho diz: “Agora este amuleto é da ordem maçônica do antigo sub-heredom dos Cavaleiros do Vaticano, Cavaleiros do Olho Sagrado. Eles aguardam a volta do anjo negro à Terra.”

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO – Conspiracy Theory

EUA, 1997
Gênero: suspense
Diretor: Richard Donner

Sinopse

Filme produzido no ano de 1997, Mel Gibson faz o papel de um motorista de táxi na cidade de Nova Iorque. Ele acredita que o mundo em que vivemos está repleto de conspirações perigosas. O emprego como motorista é apenas uma fachada para seu verdadeiro trabalho que é reunir informações sobre novas ameaças ao redor do mundo e reuni-las em um informativo chamado “Teoria da Conspiração”. Perseguido por inimigos desconhecidos consegue desmascarar uma conspiração de verdade. No elenco, Mel Gibson, Julia Roberts, Patrick Stewart. Direção de Richard Donner.

O motorista de táxi Jerry Fletcher (Mel Gibson) acredita que o mundo em que vivemos está repleto de perigosas e assustadoras conspirações. Sua vida é uma loucura completa, sempre está em estado de alerta… sempre pronto para o pior. O emprego como motorista é apenas uma fachada para seu verdadeiro trabalho: reunir informações sobre novas ameaças ao redor do mundo e reuni-las em um informativo chamado “Teoria da Conspiração”. Ninguém nunca se importou com as idéias absurdas de Jerry – até então. Perseguido por inimigos desconhecidos, Jerry sabe que finalmente desmascarou uma conspiração de verdade. Agora sua única chance de sobreviver é contar com a ajuda da advogada Alice Sutton (Julia Roberts), para descobrir qual a verdade que deve ser revelada ao mundo.

Maçonaria

Em uma das cenas, Mel Gibson diz: “Os Maçons estão tentando melhorar o mundo. George Bush é maçom,  grau 33º.”

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE – Like water for Chocolate

México, 1992
Gênero: Drama
Diretor: Alfonso Arau

Sinopse

Produzido em 1992 e dirigido pelo mexicano Alfonso Arau. É baseado em romance do mesmo nome de Laura Esquivel. Trata-se da história de um camponês que, nos idos de 1910, em plena Revolução Mexicana, se apaixona por uma camponesa. Ele deseja voltar para a Guerra, mas ela o enfeitiça com seu amor e seus dotes culinários. É considerada a produção estrangeira de maior bilheteria nos Estados Unidos em 1993. No elenco Marco Leonardi e Lumi Cavazos.
Baseado em romance do mesmo nome de Laura Esquivel, Como Água para Chocolate acompanha a história de um camponês chamado Pedro (Marco Leonardi) que, em 1910, em plena Revolução Mexicana, se apaixona por Titi (Lumi Cavazos). Ele quer voltar para a Guerra, mas ela o enfeitiça com seu amor e seus dotes culinários. Podia ser apenas mais uma história de amor, mas se trata de um dos mais belos filmes do cinema latino-americano em todos os tempos. Foi a produção estrangeira de maior bilheteria nos Estados Unidos em 1993.

Maçonaria

Ritual fúnebre de corpo presente; explicações sobre o sentido da vida com símbolos que remetem à maçonaria.

PEGGY SUE – O PASSADO A ESPERA – Peggy Sue got married

EUA, 1986
Gênero: comédia
Diretor: Francis Ford Coppola

Sinopse

Dirigido por Francis Ford Coppola e produzido no ano de 1986. Trata-se da história de uma mãe divorciada que ao organizar uma festa com ex-colegas de Escola, volta no tempo. Tendo possibilidade de direcionar sua vida, acaba fazendo as mesmas escolhas. No elenco Kathleen Turner e Nicolas Cage.

Peggy Sue (Kathleen Turner), mãe, divorciando-se de Charlie Bodell (Nicolas Cage) aos 43 anos de idade, ao organizar uma festa de ex-alunos da Escola, volta no tempo.

Maçonaria

O avô de Peggy pertence à Loja dos viajantes do tempo, mostrando um ritual da mesma.

REVELAÇÕES PERIGOSAS – Secrets

Inglaterra – Canadá, 1979
Gênero: ação
Diretor: Bob Clark

Sinopse

Dirigido e produzido por Gavin Millar no ano de 1983. História de uma garota de 13 anos,, que vive com sua mãe (Helen Lindsay). Louise descobre que seu falecido pai possuía documentos secretos, e, através de sua curiosidade, descobre que o mesmo era Maçom. O filme foi feito para uma série da televisão inglesa, “First Love”, e não há registro de ter sido lançado em vídeo ou DVD.

No elenco Anna Jones e Helen Lindsay.

Maçonaria

Louise tenta explicar às suas amigas, o que é a Maçonaria, além de tentar repetir seus rituais.

ASSASSINATO POR DECRETO – Murder by Decree

Sinopse

Filme produzido em 1978. Sherlock Holmes, auxiliado pelo Dr. Watson (James Mason), tenta decifrar as pistas que levarão ao assassino Jack, o Estripador, mas, descobre uma conspiração para acobertá-lo. No elenco, Christopher Plummer e James Mason. Filme produzido em 1978.

Maçonaria

À medida que a dupla investiga, descobre que o Estripador tem amigos nas altas classes, envolvendo os Maçons. Dentre os amigos que tentam acobertar Jack, vários são maçons.

O HOMEM QUE QUERIA SER REI – The Man Who Would Be King

Inglaterra – EUA, 1975
Gênero: aventura
Diretor: John Huston

Sinopse

Produzido em 1975 e dirigido por John Huston. No elenco Sean Connery, Michael Caine e Christopher Plummer. Dois amigos firmam um contrato para viajarem a um país chamado Kafiristan e ajudar os líderes locais a vencerem seus inimigos. Quando tiverem conseguido seu intento, eles derrubariam estes líderes e se tornariam os reis da região. Em caso de perigo, um deve ajudar o outro.

Daniel Dravot (Sean Connery) e Peachy Carnehan (Michael Caine) são dois amigos que firmam um contrato um com o outro: viajar para um país distante, Kafiristan, e ajudar os líderes locais a vencerem seus inimigos. Quando tiverem conseguido seu intento, eles derrubariam estes ‘líderes’ e se tornariam os reis da região. Em caso de perigo, um deve ajudar o outro, reza o contrato, assinado por ambos e por uma testemunha: o editor de um pequeno jornal, Rudyard Kipling (Christopher Plummer).

Maçonaria

No início do filme, um personagem Carnehan rouba um relógio de Kipling e, ao abrir o mesmo, vê que a vítima é Irmão… Identificam-se como maçons… A partir daí, no desenrolar o filme passa à aventura até que se descobrem em uma tribo perdida cujo último grande Rei teria sido Alexandre o Grande.

HORIZONTE PERDIDO – Lost Horizon

EUA, 1937
Gênero: aventura

Diretor: Frank Capra

Sinopse

O diplomata inglês Robert Conwal (Ronald Colman) e outros sobreviventes de um desastre aéreo chegam à cidade perdida de Shangri-lá, nos Montes Himalaias. Isolados do mundo em guerra, os habitantes da cidade têm um mistério e motivos para não saírem de lá.

É uma fantasia clássica romântica, dirigido por Frank Capra. A história mostra um corajoso diplomata britânico e um grupo de pessoas que sofrem um acidente no Himalaia. Eles são resgatados pelos misteriosos habitantes do paradisíaco vale de Shangri-lá. Foi produzido em 1937.

Maçonaria

Alexander (Edward Everett Horton) diz: “Eu encontrei um manuscrito que explica o significado oculto por trás de todos os símbolos maçônicos”.