• Carta a um Convidado
    INGRESSO NA MAÇONARIA

    Caro Amigo:

    Imagino tua perplexidade ao convite que te fiz. Afinal, não dispor de nenhuma informação sobre o grupo a que estás convidado a ingressar deve causar um desconforto e muita curiosidade.

    Pensando nisto é que me animo a te escrever algumas linhas. Elas não irão desvendar mistérios que existam ou que imaginas, até porque em aceitando o convite é que irá, pelo teu esforço, trabalho e estudo, pessoalmente desvendá-los.

    Para facilitar teu entendimento, abordarei em tópicos o que pretendo, e posso te anunciar.

    PERFIL DO GRUPO

    Historicamente a sociedade humana tem se organizado por grupos de interesse: religiosos, políticos, econômicos, etc… Ao mesmo tempo em que um ou mais de um determinado interesse caracteriza um grupo, origina também antagonismo entre um grupo e outro.

    A História é densa em exemplos de conflitos deste tipo. O próprio caráter religioso protagonizou embates e incoerências cruéis “em nome de Deus”.

    Ora, que pensas de poder reunir homens que professam as mais variadas religiões, mas que aceitam “por acordo” denominar o Ente Supremo como sendo o Grande Arquiteto do Universo e que aceitem a partir deste ponto comum praticar a tolerância e nunca tentar impor a outrem sua religião e seus ritos? Já teremos aí dirimido um fator histórico de divisão entre os homens! Concordas?

    Outro aspecto que te apresento para análise é a própria composição de um grupo. Normalmente eles são compostos por uma característica de afinidade entre seus componentes. Este de que te falo tem a proposta de multidisciplinaridade.

    Sem que haja predominância de um matiz sobre outros se busca médicos, dentistas, engenheiros, professores, advogados, empresários, comerciários, operários. Enfim a tônica é que a possibilidade de troca entre seus componentes sejam propulsoras do aprimoramento individual e coletivo. No entanto, cuidado não imagine que haja uma forma ou receita para este aprimoramento. Já no início desta te alertei de que dependerá de cada um estar atento às situações de aprendizado e crescimento delas maximizar seus resultados.

    Este aprendizado deverá chegar aos limites do Livre Arbítrio, portanto de uma maturidade instalada e instrumentalizada para estar permanentemente “à disposição” de atuar em prol de avanços, de progresso, de combate ao obscurantismo, de combate ao autoritarismo, em prol de direitos universais individuais e coletivos, em busca incessante de justiça. Deves estar pensando quão difícil é compor um grupo de homens que busquem estes princípios e que não estejam diferenciados e divididos na forma de buscá-los.

    Pois bem, é necessário aí novo acordo! Já ouviste alguma citação do tipo “… sou totalmente contrário ao que pensas, mas defenderei com minha própria vida o direito que tens de pensar assim”? Pois este é o acordo! Independente da concepção política, econômica ou filosófica de um membro do grupo este respeita o direito do outro pensar diferente.

    Este respeito é originado pela convicção do outro. Posso imaginar que meu irmão esteja enganado, mas parto sempre do pressuposto de que ele está convicto e ao defender o que pensa o faz honestamente. Portanto só posso pretender uma mudança pelo convencimento e para tanto deverei buscar a forma e os argumentos adequados.

    Vês, assim é possível funcionar com harmonia um grupo formado de homens que pertençam: a partidos políticos diferentes, a times de futebol diferentes, a igrejas diferentes, a escolas de samba diferentes, etc…

    Outra característica que deves conhecer é a de que estes homens se tratam com fraternidade e buscam apoiarem-se mutuamente para atingirem seus objetivos. Nada mais natural já que a luta de um é a luta de todos e em prol da sociedade.

    Cuidado novamente é preciso deixar claro que este auxílio mútuo não se aplica a outros objetivos que não sejam comuns. Está aí uma diferenciação transparente e definitiva de grupos escusos e corporativos.

    Através de caracteres próprios estes homens identificam-se em qualquer parte do mundo, reconhecem-se como irmãos e se tratam como tal.

    IMAGEM EXTERNA DO GRUPO

    Pelo que já conversamos até aqui podes imaginar quanto de superstição, de incorreções, de invencionices e de distorções são propagadas a respeito deste grupo.

    Imagina quantos interesses foram desestabilizados pela ação de homens livres. Libertação de nações, lutas libertárias, movimentos abolicionistas, campanhas, etc…

    A ação de homens livres carreou a ira e a reação de monarcas, governantes, igrejas e outros…

    Portanto, a partir da ótica dos ameaçados de perder o poder discricionário era preciso combater, difamar e expor ao ridículo com informações que, incorretas, mas assustadoras, pudessem convencer a opinião pública mantendo-a atrelada ao discurso dos difamadores.

    Convenhamos aos que dominam por crendice e engodo um grupo de homens livres, corajosos, libertários e coesos representava, realmente, um sério risco.

    CARÁTER SECRETO DO GRUPO

    Penso que quase seria desnecessário comentar que por tudo o que já conversamos é evidente que este grupo de homens não poderia andar circulando com crachá no peito em meio a tantos obstáculos que hoje ainda perduram e que em outros tempos foram muito mais perigosos.

    Portanto, o grupo é fechado e não secreto. Suas ações e a identificação pública de alguns de seus componentes acontecem, quando acontece, vários anos ou décadas após os fatos. Até porque o anonimato é cultuado mais como uma virtude que uma omissão ou fuga.

    Assim a entrada de um novo membro é por decisão dos demais que observando alguém e suas ações na sociedade convidam-no. Nunca alguém bate a porta e pede entrada. Isto funciona como um mecanismo de manutenção da qualidade de recrutamento e, portanto manutenção da homogeneidade do grupo.

    FATOS ATRIBUÍDOS AO GRUPO E PERSONAGENS PÚBLICOS

    Para que analises as parcerias a que estarás submetido e conheças algumas ações que nos são atribuídos posso citar: Revolução Francesa, Inconfidência, Independência do Brasil, República, Movimento Abolicionista no Brasil e no Mundo.

    Entre personagens públicos posso citar:

    SIMON BOLÍVAR, BENJAMIN FRANKLIN, GARIBALDI, GOETHE, THOMAS JEFFERSON, FRANZ LISZT, MOZART, SAN MARTIM, MARK TWAIN, GEORGE WASHINGTON, SALVADOR ALLENDE, NEILL ARMSTRONG, LORD BADEN POWELL, WISTON CHURCHILL, ALEXANDRE FLEMING, FRANKLIN D. ROOSEVELT, JOSÉPHINE BAKER, PROUDHON, JEAN MOULIN, FREDZELLER, MARIA DERAISMES, ESQUIROL, MARAT, MONTESQUIEU, VOLTAIRE, JOSÉ BONIFÁCIO, JOAQUIM GONÇALVES LEDO, TIRADENTES, BENTO GONÇALVES, RUY BARBOSA,…

    Estes são apenas alguns, dos quais me recordo sem lançar mão de bibliografia.

    AÇÃO PÚBLICA DO GRUPO

    Diferentemente do que pensam muitos os grupos não age institucionalmente na sociedade. Com exceção de ações filantrópicas e educativas, sempre anônimas, todas as demais ações são individuais e reflexos da postura consciente e cidadã de cada membro, mesmo que outros membros do grupo estejam a apoiá-lo.

    Lê-se que a independência do Brasil foi anunciada entre o grupo antes mesmo de D. Pedro I, dar o grito. Isto não significa, no entanto, que fosse uma ação institucional do grupo. Significa apenas que muitos de seus membros defendiam esta causa, tinham muitos outros a apoiá-los e estavam em posições estratégicas para levar adiante sua consecução.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    Bem, após toda caracterização, possível, é preciso que tenhas claro uma condição definitiva e importante. Este grupo é uma sociedade de HOMENS, especiais, mas HOMENS. Não é uma sociedade de SEMIDEUSES como muitos se imaginam e outros acreditam.

    A condição humana, por mais que haja seleção, carrega contradições, imperfeições e isto se refletem nas ações individuais dentro do grupo. A humildade está em reconhecer estas deficiências e buscar um constante aprimoramento capaz de superá-las e atingir os objetivos a que o grupo se propõe.

    Então? Estás mais seguro para tomar tua decisão? Espero que sim, pois até onde me é possível te explicitei minha visão a respeito e minhas convicções.

    Deves ter entendido porque te faço o convite e o quanto espero ter-te como parceiro nesta proposta.

  • 162 Comentários

    Veja abaixo os comentários

    1. Carlos Eduardo Bueno
      Publicado em 26/08/2010

      Sonho com um convite desse!

    2. Thiago Alves Moresche de Mello
      Publicado em 27/09/2010

      Um convite bem explicativo.

    3. Monica Silva de Lima
      Publicado em 16/02/2011

      Gostaria de saber se é aceito Mulheres? E adoraria receber o convite

    4. maria andrade bontempelli
      Publicado em 17/02/2011

      OLÁ, BOA NOITE,GOSTARIA SE POSSIVEL SABER SE ACEITAM AGORA MULHERES ,EU SOU DE CAMPINAS S.P. NESTE CONVITE EXPLICATIVO VEJO QUE A DISCIPLINA E O TRABALHO EM PROL DA HUMANIDADE ,JUNTO COM O ATRIBUTO DO SILENCIO É IMPERIOSO, RECEBER ESTE CONVITE É UMA HONRA , TALVEZ O MEU DIA CHEGUE . OBRIGADO

    5. Maxsuell Bomfim Santos
      Publicado em 18/02/2011

      Olá, muito bom e bem explicado o convite. Tenho apenas 14 anos, e gosto muito de pesquisar sobre maçonaria, visto que ainda nos dias de hoje existem preconceitos sobre a ordem. Conheço alguns maçons, e alguns DeMolays, um dia sonho entrar para a Ordem DeMolay, para isso estou tentando ao maximo seguir as sete virtudes cardeais e o quanto antes espero adentrar a ordem. Obrigado pelas informações, e continuem assim.

      Ps.: Adorei as piadas, entendi boa parte delas. xD

      Maxsuell (espero na proxima colocar aspas após meu nome)

    6. Publicado em 22/02/2011

      tio daniel tambem quero um convite destes

    7. odair do valle
      Publicado em 02/08/2011

      todos os dia quando acordo penso: será hoje,será hoje que receberei o convite,vivo todos os dias esperando por isso,sei que talvez demore mas não vou desistir, e se um dia for um merecer ai receberei.
      o dia de hoje ainda não terminou…

    8. Felipe Lopes
      Publicado em 24/08/2011

      Meu sonho a 6 anos mais por enquanto talvez não tenha chego minha hora

    9. REGINALDO
      Publicado em 27/08/2011

      Ola è bom saber um pouco mais sobre a ordem. Sou catolico, ex seminarista e amo filozofia. Hoje as religioes fizeram portas com dogmas e cartoes de creditos para chegar ao grande criador do universso.Fico feliz de saber que a maçonaria cresce em proporção a qual é caluniada. Sou de Rondonia- ji-Paraná e aqui a maçonaria é bem forte (como se nao fosse forte em todo o mundo) Sou terno apaixonado por esta filosofia e gostaria de ter mais informaçoes como faço para fazer parte desta familia.
      Um abraço fraternal.

    10. Sandro Almeida
      Publicado em 05/09/2011

      Prezados,

      Lí a carta e achei muito explicativa e direta. Sou casado a 10 anos e temos uma filha e gostaria de ingressar na Maçonaria.

      Sou do Rio de Janeiro do bairro de Jardim Sulacap e sempre me interessei pelo conhecimento histórico e filosófico da formação da humanidade desde o Gênesis. Minha avó contava que meu bisavô – Antônio Ariosto Espinheira – , que foi militar da Marinha do Brasil, foi maçon; daí aumentou ainda mais a vontade do ingresso.

      Abraços fraternais..

      Sandro Almeida.

    11. Publicado em 13/09/2011

      ola , gostaria de receber um convite para me ingressar no grupo, grato DÉBORA

    12. Paulo Roberto da Silva
      Publicado em 22/09/2011

      Li sua carta e gostaria muito de ser convidado, moro no Rio de Janeiro, Taquara, Tenha 46 anos e gostaria muito de ajudar o grupo.

    13. cleber magalhaes leal
      Publicado em 08/10/2011

      quero receber um convite para participar .pois meu grande sonho.

    14. cleber magalhaes leal
      Publicado em 08/10/2011

      moro no rio de janeiro.campo grande,li a sua carta pois desejo receber um convite.aguardo sua resposta

    15. Sebastião Borges da Silva
      Publicado em 23/10/2011

      Meu amigo, li a tua mensdagem e vejo que este grupo é quase perfeito, digo quase porque nada é perfeito;

      Um abraço e muita paz; Sebastião

    16. Fábio
      Publicado em 25/11/2011

      Seria o maior prêmio da minha vida um convite como este!!!

    17. jeferson
      Publicado em 06/12/2011

      moro em jiparana e desejo receber um co
      nvite sera um dos melhores convites tenho 18 anos

    18. djames nunes ribeiro
      Publicado em 07/12/2011

      acrediito que somos capaz.

    19. jeferson
      Publicado em 08/02/2012

      Meu amigo, li a tua mensdagem e vejo que este grupo é quase perfeito, digo quase porque nada é perfeito;

      Um abraço e muita paz; jeferson

    20. Paulo Couto
      Publicado em 10/02/2012

      Estimado Irmão,
      Belo trabalho, gostaria de sua autorização para reproduzí-lo na Revista Arte Real da Grande Loja Maçônica do Amazonas – GLOMAM.
      TFA
      Paulo Couto
      GS de Planajemento da GLOMAM

    21. Antonio Carlos Marini
      Publicado em 15/04/2012

      Gostaria de saber se existe idade limite para alguém ingressar na Maçonaria. Obrigado pela eventual atenção.

    22. EDSON FERREIRA
      Publicado em 16/04/2012

      gotaria muito de fazer parte da maçonaria pois tenho
      varios amgos que fazem parte
      so espero umconvitev

    23. daniel santos
      Publicado em 17/04/2012

      eu gotaria de faz parte da loja e ser covidado pelo menbro da loja.

    24. Ronaldo Da Luta
      Publicado em 17/04/2012

      Gostaria de me juntar a vocês ,já algum tempo estudo sobre os templários e a maçonaria.

    25. Publicado em 14/05/2012

      QUERO ME APROFUNDAR NA CERTEZA DA VIDA E NA VERDADE TEOLÓGICA.

    26. Renato Pascolato
      Publicado em 17/05/2012

      Siceramente gostaria de receber um convite desses …

      Mas sei q não sou merecedor.

      ( gostaria de expressar o quanto construtivo este site é! Parabens aos idealizadores)

    27. mestre capoeira
      Publicado em 17/05/2012

      A maçonaria ensina sempre como ser um humano muito melhor.

    28. MOTA
      Publicado em 21/06/2012

      Esta carta é muito importante para nós que estamos conhecendo a Maçonaria pois nada melhor que voces próprios para ensinamento, esclarecimentos e deveres fico grato espero ter mais informações e esclarecimento.

    29. Publicado em 17/07/2012

      somente gostaria de conhecer alguém que seje um membro da maçonaria, queria conversar e me aprofundar um pouco mais, tenho 29 anos e ha muito tenho os procurado e nada até agora. meu tel é 95858448. obrigado

    30. Publicado em 17/07/2012

      pelo o que sei é uma sociedade fraternal e filantrópica que tem por objetivo a elevação do conhecimento humano, e conhecimento é pelo o que anseio muito, eu tenho um pouco de historiador, arqueólogo e filósofo em minha alma.

    31. Publicado em 17/07/2012

      não procuro dar importância para comentários expeculativos sobre a ordem, o que eu quero mesmo é conversar, não confrontar mas sim me aprofundar sobre as idéias, pois me identifico muito com esse pessoal. meu e-mail é: heitorninja@hotmail.com.br – agradeço a atenção e saibam que pelo conhecimento eu mergulho de corpo e alma.

    32. noemilton
      Publicado em 31/07/2012

      gostaria de um convite

    33. Joildo Nery Bueno Filho
      Publicado em 22/08/2012

      Não sei o certo ou errado sobre esse grupo, mais gostaria muito de fazer parte dessa Religião, sonho em conhecer essa instituição a Maçonaria…

    34. Carlos Daniel
      Publicado em 28/08/2012

      Tenho estudado bastante a respeito desse tema e gostaria de me aprofundar mais. Me enquadro nos perfis exigidos pela irmandade, mas o que me falta é uma indicação.
      Sou casado, há 2 anos exerço atividade comercial de poder e liderança. Gostaria de um contato de um irmão para que eu possa me desenvolver.

      No aguardo

    35. Ricardo
      Publicado em 29/08/2012

      Este mês recebi o convite, achava que nunca iría acontecer. Aconteceu sem eu menos esperar.

    36. Rui Barbosa Fidelis
      Publicado em 01/09/2012

      Prezados, li o conteúdo e nos retratos da verdade, é bem isso. Também tenho grande interesse em ingressar na maçonaria. Em adquirir e dividir conhecimento. Sou de Piracicaba, bairro Residencial Alvorada. Com prazer, um forte abraço.

    37. Publicado em 01/09/2012

      eu,gostaria de saber se ha possibilidadxe de eu ser menbro de uma loja maçonica e gostaria de saber quais sao as exigencias para que eu possa ser menbro,pois a muitos anos venho querendo partissipar seria possivel,.paz seja convosco,.

    38. jacqueline
      Publicado em 16/09/2012

      muito bom

    39. Publicado em 18/09/2012

      gostaria fazer parte da tal ordem, a carta citada acima esta cheia de frases bonitas e tal,mas a verdade e que eu penso o seguinte:fazer o bem sem saber a quem.. .e viver a vida; esse e o grande segredo,procurar refletir as coisas que nos cercam e o resto e revelado em nossas mentes atraves do criador.E serio isso acontece comigo direto,as vezes tenho duvida das coisas do mundo e logo em seguida ou algum tempo depois parece magica a resposta vem em minha mente mas nao comento nada com ninguem.um exemplo e a propria biblia um livro mentiroso mas que ajuda muito…ha se nao fosse ele…a bagunça que seria;fui criado em ambiente catolico,mas como havia dito antes algo me revelou que tudo nao passa de mentira,mas uma mentira que ajuda e e´isso que importa o negocio e´ajudar sempre que puder.falouu.

    40. Claudiney Rodrigues
      Publicado em 22/09/2012

      Atesto que tenho uma curiozidade extrema em ter minhas duvidas respondidas sobre á Maconária.
      Também convem dizer que teria um grande prazer em adentrar na Irmandade mais Antiga deste mundo pois minha curiozadade ultrapassa os botões da minha camisa branca. Fico cada vez mais curioza quando termino mais um de meus livros á respeito da Irmandade, é por estas razões e por outras que desejaria receber uma Carta igual ou semelhante, está á cima.
      Agradeço o tempo em que ficaram lindo minhas palavras em destaque e ombridade pela Mais Antiga e Intrigantemente Curiósa Irmandade desta é de todas as populações já existentes neste Planeta.
      Agradeço á todos, espero um Convite.

    41. ronaldo
      Publicado em 06/10/2012

      Sou filho de um maçon, já falecido em 20/12/1965. Gostaria de saber se posso ser algum dia membro desta ordem.

    42. Publicado em 08/10/2012

      caros cavaleiros do oriente ,liberdade igualdade e fraternidade um dia espero compreender mais a fundo.
      que o grande arquiteto do universo abeçoe o filho da viúva

    43. Elizabeth de Oliveira
      Publicado em 14/10/2012

      Preciso urgentemente mandar uma correspondência à uma Loja Macônica de Ji Paraná, mas não consigo o telefone de nenhuma delas. Estou à procura de uma pessoa.

    44. Ricardo Milla
      Publicado em 19/10/2012

      Tenho 58 anos e estou a procura, tenho chamado mas ele não tem vindo. Procuro sabedoria, luz, verdade e justiça. Gostaria de participar!
      Sds e fraternidade. Ricardo Milla.

    45. Carlos Caires Júnior
      Publicado em 02/11/2012

      Nada é forçado, simplesmente acontece em sua devida hora, se não for pra ser nunca será , o universo trará tudo em seu devido tempo se é isso que o Criador deseja senão, por mais que alguém queira ingressar em tal isso não passará de desejo. Primeiramente a vontade do Criador, todos são especiais a diferença é qual função cada um é submetido à cumprir em nome do Criador.
      Abraço =D

    46. CLEYTO
      Publicado em 06/11/2012

      ola td bem eu gostaria de ser maçom tenho 33 anos trabalho com construçao civil sou padreiro carpinteiro no geral sou encarregado d obras ok

    47. jose aldair soares
      Publicado em 06/12/2012

      quase toda minha vida esperei por um convite dsses e um sonho um dia quem sabe eu serei digno

    48. ClovisAntonio da Silva
      Publicado em 10/12/2012

      Estou estudando artigos sobre a maçonaria a muito tempo tenho grande desejo em participar da ordem maçonica mas tenho algum caminho a percorrer ate que eu esteja preparado para quem sabe poder entrar, pois anseio por ter pessoas que possam me ajudar a obter mais conhecimento e disciplina para que eu possa ser melhor como ser humano e poder ser mais util aos que me cercam

    49. Joelson
      Publicado em 13/12/2012

      Eu passei anos estudando sobre maçonaria e sonhava em um dia ser chamado a participar desta irmandade, mas enviei um email a G.O.B para saber como proceder e aí sim confirmaram que tem que ser através de um convite, mas aí me pediram três referências comerciais e três referências bancarias para encaminhar até o responsável em minha cidade para uma análise, o que me levou a concluir que só são aceitas pessoas com posses. Por isso muito triste parei com minha busca pelos princípios e ensinamentos da maçonaria pois sou funcionário em uma empresa multinacional.

    50. elmo g maria
      Publicado em 24/12/2012

      eu tenho 44 anos ,ha 20 anos busco a entender ,o grupo .Queria fezer parte porem nao tenho poder equisitivo .sou operario da contruçao,e prestei vestibular para licenciatura em quimica hoje a noite sai o resultado da classificaçao.gostaria de saber se pode fazer partes pessoas leigas como eu.ja tens meu imail. por favor uma respota fico muito agradecido sou de ji-parana rondonia

    51. Ricardo Soares
      Publicado em 03/02/2013

      Estou desde os meus dezessete anos sonhando com uma carta como essa ou um convite pessoal.

    52. diego
      Publicado em 07/02/2013

      eu queria tona maçonaria eu quero o comvite para se um maçonaria

    53. Newton César shimakoishi
      Publicado em 09/02/2013

      E difícil ser convidado para fazer parte deste grupo?

    54. Newton César shimakoishi
      Publicado em 09/02/2013

      E difícil fazer parte do grupo?

    55. OLIVEIRA.
      Publicado em 11/02/2013

      MORO EM ANGRAS DOS REIS. E GOSTARIA DE RECEBER UM CONVITE PARA SER MEMBRO DA MARÇONARIA

    56. Natal Paulo Pereira
      Publicado em 13/02/2013

      Gostaria de receber um convite para fazer parte dessa fraternidade e me torna um Frater.

    57. Tadeu
      Publicado em 21/02/2013

      Faria tudo o que tivesse ao meu alcance para obter um convite assim!!!

    58. RAFAEL FERREIRA
      Publicado em 22/02/2013

      MIM JUDE QUERO SER MARÇOM COMO QUE FAÇO PARA ENTRAR NA MARÇONARIA DE LIVRE ESPOTANHA VONTADE EU QUERO SAIR DA IGREJA EVANGELICA E IR PARA MARÇONARIA QUERO ALGO MELHOR PARA MIM SEMPRE ADIMIREI AMARÇONARIA SENORE DE FENDIR Da luz que de si difunde
      Sagrada filosofia!
      Surgiu no mundo assombrado
      A pura Maçonaria.

      Maçons, alerta!
      Tende firmeza!
      Vingai direitos
      Da natureza!

      Da razão, parte sublime,
      Sacros cultos merecia.
      Altos heróis adoraram
      A pura Maçonaria.

      Maçons, alerta!
      Tende firmeza!
      Vingai direitos
      Da natureza!

      Da razão suntuoso templo
      Um grande rei erigia,
      Foi, então, instituída
      A pura Maçonaria.

      Maçons, alerta!
      Tende firmeza!
      Vingai direitos
      Da natureza!

      Nobres inventos não morrem
      Vencem do tempo a porfia
      Há de os séculos afrontar
      A pura Maçonaria.

      Maçons, alerta!
      Tende firmeza!
      Vingai direitos
      Da natureza!

      Humanos sacros direitos
      Que calcará a tirania
      Vai ufana restaurando
      A pura Maçonaria.

      Maçons, alerta!
      Tende firmeza!
      Vingai direitos
      Da natureza!

      Da luz depósito augusto
      Recatando a hipocrisia
      Guarda em si com zelo santo
      A pura Maçonaria.

      Maçons, alerta!
      Tende firmeza!
      Vingai direitos
      Da natureza!

    59. RAFAEL FERREIRA
      Publicado em 22/02/2013

      MIM JUDE QUERO SER MARÇOM COMO QUE FAÇO PARA ENTRAR NA MARÇONARIA DE LIVRE ESPOTANHA VONTADE EU QUERO SAIR DA IGREJA EVANGELICA E IR PARA MARÇONARIA QUERO ALGO MELHOR PARA MIM SEMPRE ADIMIREI AMARÇONARIA ESSE E MEU TELEFONE [87]99406943. RAFAEL

      QUERO SER UM MARÇOM QUERO SAIR DA IGREJA EVAGELICA NACI EVANGELICO MAIS QUERO SAIR DA IGREJA E SER MARÇOM

    60. adrielson basilio do carmo
      Publicado em 27/02/2013

      Nem que por apenas um minuto poder contribuir para o bem da humanidade seria otimo ,imagina ser um heroi sentirse protegido limpar os olhos e saber da verdade;Imagine poder comtribuir para o bem ser lapidado e se tornar perfeito
      Faser parte dessa fabrica de homens integros infelismente e privilegio de poucos seria otimo poder aprimorar meus conceitos e me tornar um homem de verdade espero anciosamente e humildimente meu convite pois tenho certesa que posso de alguma forma comtribuir para o perpetuo desenvolvimento da ordem e se um dia eu for contenplado com tal privilegio prometo ser fiel amalos protegelos e respeitalos ate que a morte nos separe

    61. Raimundo B. S. Jesus
      Publicado em 01/03/2013

      Senhores,
      Para conhecer a Maçonaria devem primeiramente se instruir a respeito, o que pode ser feito através de uma boa literatura, voltada especificamente para o assunto. Para tal, sugerimos o livro “A Caminho da Maçonaria, Fundamentos & Rudimentos”.

      Este livro, vendido apenas na internet (link abaixo), lhe dará todas as informações que um não-iniciado pode obter a respeito da Ordem e prepará-lo para uma eventual admissão.

      http://www.clubedeautores.com.br/book/32602–A_Caminho_da_Maconaria

      Clique no link acima ou copie e cole na barra de tarefas.

      Boa leitura,
      Raimundo B. S. Jesus.’.

    62. Renato Pascolato
      Publicado em 06/03/2013

      Sou profano e pelo pouco que pude aprender sei que :

      Tenha muita paciência, que na hora certa da foma certa, tudo se encaixa.

      E quando digo paciência não são 2,3 anos … isso pode levar uma vida .

    63. Publicado em 08/03/2013

      amigo mifas um comvite por favor

    64. Rogerio Cardoso
      Publicado em 22/03/2013

      há verdade é uma só já tenho 39 anos e ainda nao consegui achar meu ideal proficional ,consigo ajudar a todos como um bom consultor de ideias que bem programadas os indicados atigem o sucesso ,mas eu nao consigo usar desta ferramenta para mim mesmo e gostariado convite para conhecer amigos e irmaos que com o grande aquiteo do universovao me indicar meus caminhos,obrigado agradeço a participação e cmfio em meu mestre maior.

    65. Sandrs regina
      Publicado em 26/03/2013

      Tenho curiosidade a respeito dessa comunidade.tenho muito espectativas de crescimento social profissional.so preciso d apoio.sou inteligente e dedicada.vivo sozinha com dois filhos.busco novas oportunidades na minha vida.

    66. Cesar Ramos
      Publicado em 30/03/2013

      Prezados,

      Lí a carta e achei muito explicativa e direta. vivo em uniao estavel a 11 anos e crio uma menina que já me chama de filha que esta atualmente com 16 anos e cursa o colegio normal já estagiando no 2º ano e gostaria de ingressar na Maçonaria.

      Sou do Rio de Janeiro do bairro da Barra da Tijuca e sempre me interessei pelo conhecimento histórico e filosófico da formação da humanidade, foi militar da Forçe Aerea em 1979 na Basa Aerea dos Afonços ,hoje Funcionario Publico a 24 anos espero me tornar um irmão
      Abraços.

      Cesar Ramos

    67. Publicado em 11/04/2013

      SOU MAÇOM DA CIDADE DE MARILIA SP GOSTARIAS DE SABER COMO FAZER PARA ENCONTRAR MAIS PESSOAS DA MINHA CIDADE POIS TEM POUCAS

    68. Marcio Adão
      Publicado em 14/04/2013

      Tenho estudado bastante a respeito desse tema e gostaria de me aprofundar mais. Me enquadro nos perfis exigidos pela irmandade, mas o que me falta é uma indicação.
      Sou casado, há 5 anos, sou militar e estudante de direito. Gostaria de um contato de um irmão para que eu possa me desenvolver.
      Marcio-adao@hotmail.com 2199475562
      No aguardo

    69. Marcio Adão
      Publicado em 14/04/2013

      Tenho estudado bastante a respeito desse tema e gostaria de me aprofundar mais. Me enquadro nos perfis exigidos pela irmandade, mas o que me falta é uma indicação.
      Sou casado, há 5 anos, sou militar e estudante de direito. Gostaria de um contato de um irmão para que eu possa me desenvolver.
      Marcio-adao@hotmail.com 2199475562
      Sou morador de Jacarepaguá, pechincha !

      No aguardo !

    70. CLAUDIA GISELE DA SILVA
      Publicado em 15/04/2013

      GOSTARIA DE PODER APRENDER MAIS DOS SEUS CONSEITOS E QUEM SABE UM DIA PODER PARTICIPAR COM VOÇES

    71. Renato Pascolato
      Publicado em 15/04/2013

      Marcio Adão.

      Tbm não sou Maçon, mais tenho certeza de que por onde vc anda, tens varios te olhando.
      Continue sendo um bom homen, bom pai, bom ser humano que se vc realmente tiver o perfil, será chamado.
      Não se convide.

    72. selmo marques santos
      Publicado em 21/04/2013

      Já fui convidado para a Rosacruz
      ; mas o que eu gostaria muito é de participar da maçonaria tradicional..

    73. jessica
      Publicado em 27/04/2013

      recebi um convite ! meu ser se identica com a maçonaria dentro doque eu sei! obrigada!

    74. Erivaldo Alves
      Publicado em 03/05/2013

      muito interessante, se um dia eu tivesse um privilegio de receber um convite desse , aceitaria na hora…

    75. SHEILA RAMOS
      Publicado em 13/05/2013

      SEMPRE ACHEI INTERESSANTE ASSUNTO SOBRE A MARÇONARIA MAS NUNCA FIZ PERGUNTAS SOBRE.
      HOJE ENTREI NA INTERNET PARA SABER SOBRE HOSPITAL DOS OLHOS DE SOROCABA, MEU IRMÃO ESTA AGUARDANDO PARA TRASNPLANTE DE CORNEA.
      FIQUEI FELIZ DE SABER A PARTICIPAÇÃO DE VOCES. UM GRANDE ABRAÇO

    76. CLODOSVALDO
      Publicado em 26/05/2013

      sim gostaria muito de receber um convite destes pois muito me alegraria meu coração

    77. lucio rrosa
      Publicado em 27/05/2013

      Boa oite amigos e IIR.`.M.`. Sou C.`. M.`.’
      Primeiro. Vc nÃo escolhe entrar p maconaria,e sim elaa escolhe vc,ñ corra atraz pq c certeza alguem te observa….
      Segundo ñ mulher ñ é aceita ,apenas no rito de menphis. Onde se denominam loja mista mas ñ regular. T.`.F.`.A.`.

    78. GERALDO SANTOS
      Publicado em 06/08/2013

      OLA GOSTARIA MUITO DE ENTRA NA MAÇONARIA MAIS NAO SEI COMO FAZER PARA MIM FILIAR GOSTARIA DE RECEBER EMAIL COM INFORMAÇAO MUITO OBRIGADO?

    79. Publicado em 06/08/2013

      desejo,tanto,ser,maçom,m,convida,moro,em,ubatuba,e,aqui,tem,uma,loja,perto,onde,moro

    80. ricardo rodrigues
      Publicado em 22/08/2013

      ola a todos,vejo aqui nesse blog a enorme vontade de vcs de ser maçom,eu sou um maçom e posso garantir que a melhor coisa q

    81. ricardo rodrigues
      Publicado em 22/08/2013

      que ja me aconteceu a nossa loja esta de portas abertas para receberem novos membros quem quiser conversar e adentrar a nossa ordem estou a disposição para lhes apresentarem ok meu contato residencial 43094798 e meu tel 975520899 951409383 at

    82. ricardo rodrigues
      Publicado em 22/08/2013

      pertenço a grande loja colunas do bresser e a nossa potencia é a goisp onde ficamos em sao paulo aguardo contatos ok um fraternal abraços a todos.

    83. Publicado em 29/08/2013

      S.’.F.’.U.’.
      Aos IIr.’. que desenvolveram o site, digo que está muito bonito, simples, clean & funcional…
      Parabéns.
      Ao texto acima, digo que é lindo & interessante.
      Interessante pra quem vem da escuridão total, refiro-me, daquele profano que não tem qualquer tipo de contato com a Ordem.
      Eu sou filho de Maçom, M.’. I.’., oficial do exército… digo que o “cara” é meu ídolo, meu herói & por isso, procuro me espelhar sempre nele.
      Pelo fato de ser filho de um Maçom, tinha um “certo” conhecimento, que digo, não era nada tão além do que, saber o endereço da Loja(na qual fui iniciado tempos depois), como é o Templo(por ter participado de algumas Sessões “Magna Branca”), conhecer os até então “Tios.’.”(hoje Irmãos).
      Mas de Maçonaria propriamente dita, seus trabalhos & ritualísticas, eu nada sabia & hoje, sei muito pouco.
      Pra quem não sabe nada, não conhece nada, esta carta ajuda & muito, pois sem revelar, ajuda a conhecer um pouco sobre estas pessoas & seus trabalhos na Ordem.

      Com relação a mulheres na Maçonaria, digo que isso não tem possibilidade, pelo menos nas Lojas reconhecidas.
      Existe uma tal de Maçonaria Mista, mas como disse, difere por não ser reconhecida.
      Até porque, a Maçonaria é ritualística pura & simples, segue os moldes da época de seu princípio, & como Maçom significa pedreiro, deixo a pergunta no ar, Existia mulheres trabalhando como pedreiros?

      Sempre… De pé e a Ordem
      Fabiano Santos.’.

      T.’.F.’.A.’.

      Loja: B.’.A.’.R.’.L.’.S.’. Emmanuel N°98
      Oriente de Cachoeira do Sul/RS

      Jurisdicionada a G.’.L.’.O.’.J.’.A.’.R.’.S.’.

    84. Joildo Nery Bueno Filho
      Publicado em 11/09/2013

      Olha meu amigo, estou disposto em aceitar o seu convite, então entra em contato, fui claro!

    85. Carlos Augusto martinslopes
      Publicado em 18/09/2013

      Boa noite eu queria que vcs pudesse me chamar pra entrar na maçonaria eu queria muito entrar nela por favor me ajudem boa noite

    86. junior
      Publicado em 22/09/2013

      não sou da irmandade, mas o que sei é que mulheres já tem o sexto sentido talvez por este motivo e outros vocês mulheres não são “aceitas”, atenção isso é o que eu acho, pois como disse não sou da irmandade. tchau

    87. Publicado em 22/09/2013

      GOSTARIA DE INGRESSAR NO GRUPO DE FRATERNIDADE (MAÇONARIA),PELOS MOTIVOS QUAIS SÃO A PAZ DE ESPÍRITO,COMPREENSÃO,IGUALDADE,FÉ,ENTRE OUTROS.PORÉM TENHO MENOR IDADE(13 ANOS)E SOU UMA MENINA ESTAS INFORMAÇÕES INTERFEREM EM ALGO?.

    88. Sandro Monteiro
      Publicado em 26/09/2013

      Olá Larissa
      Existem espalhados pelo Brasil todo Ordens Paramaçônicas como Filhas de Jó, Arcoiris e Demolays. Para ingressar na Ordem no seu caso seria como Filha de Jó, deverá em primeiro lugar encontrar um Loja em que exista a ordem e ter parentesco Maçõnico para ingressar na mesma.

      Sou Guardião do Bethel #01 Recife – PE e tenho muito Orgulho de Trabalhar junto com minha Família dessa Ordem que recebe meninas de 10 a 20 Anos, nela nos trabalhamos tudo o que você deseja e muito mais.

      Rogo ao Pai Celestial que você possa encontrar um desses Betheis em sua cidade e que um dia seja Filha de Jó.

    89. iran barbosa
      Publicado em 26/09/2013

      GOSTARIA MUITO DE SER CONVIDADO POS TENHO MUITO A OFERECER , ACREDITO TER CAPACIDADE PARA PODER AJUDAR NO QUE FOR PRESCISO , AFINAL ESTAMOS AQUI PARA OFERECER O QUE SE NECESSITA, MUITO OBRIGADO PELO ESPAÇO CEDIDO , CASO SEJA CONVIDADO SEREI MUITO GRATO.

    90. adriano carlos ap d oliveira
      Publicado em 02/10/2013

      Eu quero fazer parte a irmandade me mande o convite que eu irei aceitar

    91. Sérgio Leonardo
      Publicado em 03/10/2013

      Sou sobrinho, moro no Rio de Janeiro, e gostaria de deceber um convite, não sei se meu pai pode me convidar pois não toco no assunto com ele em respeito a grande ordem, más acompanho com garande admiração a sua evolução após o ingresso a uns 15 ou 20 anos, isso me despertou o grande desejo de fazer parte de forma mais efetiva nessa honrrosa ordem, agradeço desde já e aguardo resposta.

    92. jorge pessanha
      Publicado em 09/10/2013

      gostaria de ser convidado p ser maçom

    93. zenilda gonçalves santos
      Publicado em 10/10/2013

      eu gostaria muito de participar da maçonaria sou uma mulher

    94. luciano
      Publicado em 25/10/2013

      Oque devo fazer para estar estrando para o grupo da marçonaria?grato

    95. Sonia Leao
      Publicado em 25/10/2013

      Moro em Curitiba! Gostaria de fazer parte maçônica, como devo me proceder? Abraços e boa noite

    96. Sonia Leao
      Publicado em 25/10/2013

      Boa noite! Gostaria de fazer parte da maçonaria. Moro em Curitiba Pr. Como devo me proceder. Abraço

    97. Dimas
      Publicado em 30/10/2013

      Sou de SJCampos SP gostaria muito de entrar na maçonaria poderia me ajudar?

    98. sidney nascimento
      Publicado em 05/11/2013

      Moro no Rio de Janeiro, e este convite,me conduziria ao caminho da luz .Gostaria de recebe-lo .

    99. André Wilson de Macêdo Favela
      Publicado em 14/11/2013

      Boa noite. Recebi o convite e minha esposa o defenestrou o que me maltrata o coração, o juízo, o orgulho, enfim, minha vida. Não consigo me acostumar com a irresponsabilidade do desconhecimento da mulher que escolhi. Tal fato, para ela simples me escarnece todos os dias a vontade de crescer, viver, planar na evolução possível ao homem… Não me entendam mal, não é condição sine qua nom a minha vida, nem poderia, mas é algo importante que me foi negado sem motivo justo… A cegueira da minha esposa é tão danosa a mim que me dói todos os dias ver o que muitos desejam e o que eu perco, aprimoramento e reconhecimento fraternal. Acredito que se toda mulher soubesse o que é maçonaria empurraria seus maridos para a distinta ordem… Onde O Grande Arquiteto não segrega, junta.

    100. Anderson carvalho
      Publicado em 17/11/2013

      por favor, estou estudando, lendo vários artigos, aprofundando meus conhecimentos a respeito do assunto, porém ainda me sinto leigo, sou casado e tenho 21 anos, moro em brasília, peço aos leitores que, se puderem ajudar, me envie e-mail com dicas e se houver algum membro do “grupo” entre em contato pois desejo conhecer alguma loja nas proximidades e espero receber um convite. se puder entrar em contato deixo meu e-mail : andinho_apc@hotmail.com
      muito obrigado!!

    101. mivaldo alves
      Publicado em 20/11/2013

      Boa tarde! Estou tentando ingressar na falimia, mas infelizmente aindda nao recebi o magnifico convite. Moro em sao paulo capital. Espero que algum irmao possa se habilitar e me fazer um convite. Que o arquiteto do universo ilumine vossas familias

    102. dirceu t alves
      Publicado em 24/11/2013

      Eu dirceu tenho um pouco maise pouco o que eu seigostaria muito de conhecer a lojae fazer parte de vcs moro em barueri tenho38anos trabalhor na ultrafarma meu tel e 11 972674464desde ja agradesco

    103. Edimilson A, Silva
      Publicado em 29/11/2013

      Boa noite tenho um grande aterece de conhecer a ordem estou aguardando o convite tenho um amigo que me em dicou mais já faz uns 18 meses e ate agora não tive resposta já perdi as esperança e vou atras de um novo convite eu tenho uma grande admiração pela ordem e estou disposto a fazer parte aguardo uma resposta

    104. Admilson Mimoso Costa
      Publicado em 30/11/2013

      Gostaria de receber um convite deste, sou casado, tenho dois filhos, tenho 48 anos, sou de Medina MG, inclusive tenho vários amigos que já fazem parte.

    105. Admilson Mimoso Costa
      Publicado em 30/11/2013

      Gostaria de receber um convite deste, sou casado, tenho dois filhos, tenho 48 anos, sou de Medina MG, inclusive tenho vários amigos que já fazem parte.
      No meu carro tem um adesivo dos defensores da ordem.

    106. claudio gomes gonçalves
      Publicado em 01/12/2013

      Bom dia.
      gostaria de saber mais sobre a macionaria se posivel,agradeço desde ja,obrigado.
      claudio gomes.

    107. claudio gomes gonçalves
      Publicado em 01/12/2013

      gostaria de saber mais sobre a macionaria obrigado.

    108. Renato Pascolato
      Publicado em 02/12/2013

      Se vc esta lendo este artigo, e está pensando em mandar uma mensagem pedido que alguem mande uma carta desta pra vc . ou te convidem…

      me desculpem, mais não é por aii que vcs vão conceguir …

      se comportem exemplarmente em 100% do seu dia , e se for este seu destino, o convite vrá..

      isso por demorar ano, ou até decadas.

      não tenham pressa.

    109. Thayan Gonçalves Reis
      Publicado em 10/12/2013

      Boa noite Renato Pascolato,

      Tenho observado há anos a história da disciplina, perseverança e aprimoramento individual e coletivo dos homens no aprender.

      Nota-se o atuar/ação em prol do avanço dos direirtos individuais e coletivos na busca de Justiça da sociedade humana.

      Sou previlegiado em ler esta carta e apreender mais um pouquinho do principio de crecimento.

      Um Forte Abraço.
      Thayan Reis

    110. Publicado em 15/12/2013

      se pouderem me mande um comvite ok

    111. Publicado em 15/12/2013

      Tenho observado há anos a história da disciplina, perseverança e aprimoramento individual e coletivo dos homens no aprender.

      Nota-se o atuar/ação em prol do avanço dos direirtos individuais e coletivos na busca de Justiça da sociedade humana.

      Sou previlegiado em ler esta carta e apreender mais um pouquinho do principio de crecimento.

    112. Publicado em 15/12/2013

      GOSTARIA MUITO DE SER CONVIDADO POS TENHO MUITO A OFERECER , ACREDITO TER CAPACIDADE PARA PODER AJUDAR NO QUE FOR PRESCISO , AFINAL ESTAMOS AQUI PARA OFERECER O QUE SE NECESSITA, MUITO OBRIGADO PELO ESPAÇO CEDIDO , CASO SEJA CONVIDADO SEREI MUITO GRATO. sou de vacaria rio grande do sul

    113. Publicado em 18/12/2013

      Gostaria de receber um convite, ou a orientação como proceder.

      Grato

    114. Publicado em 22/12/2013

      Olá,boa noite adoraria fazer parte dessa irmandade fraternal histórica e tão culta. Desejo buscar meu aprimoramento diário e gostaria de fazer parte desse mundo.
      E não ser mai um profano.
      Tenho emprego estável e adoraria ser um ser melhor.
      Por favor de coração me convide.
      Moro no Rio de Janeiro

    115. Publicado em 30/12/2013

      Oi bom dia, gosto de ler sobro maçonaria, infelizmente na maioria dos sites serios as mesmas informações se repetem… e na internet de modo geral as informações quando não estão ali com o simples intuito de chocar são controversas, Gosto de misticismo dos simbolos e seus significados, quanto a maçonaria de real sei muito pouco como a maioria que não é do grupo, ja li algo mais profundo sobre a Rosa Cruzes, que é tambem apresentada de modo muito filosófico.

      Minha busca real acerca destes assuntos se dá unicamente pela tentativa de entender certas passagens da minha própria vida, e do sentido da própria existencia em si… desde criança sempre sonhei com pessoas as quais encontrava durante o dia, sempre tinha sonhos que hoje vejo que me indicavam o que fazer, que direção tomar, conseguia extrair orientação particular para qualquer pessoa era só ter um livro sagrado em mãos… enfim sempre tive uma ligação com o “sobrenatural” muito forte, e embora não se divulgue sei que os maçons desenvolve muito a espiritualidade, conseguido até curar alguem a distância… a religião onde fui criado desacreditava qualquer manifestação como a citada… este é meu interesse conhecer melhor essas habilidades para melhor usa-las.

    116. Rodrigo
      Publicado em 02/01/2014

      QUERO FAZER PARTE DESSA FAMILIA

    117. heHenrique
      Publicado em 15/01/2014

      NOSSA LEIO TUDO SOBRE 12 CAVALEIROS TEMPLÁRIOS ATÉ OS DIAS DE HOJE SEI TUDO SOBRE OS RITOS INICIAÇÃO AMO, VENERO, PASSARIA PELA 1 NOITE TRANQUILO, AQUI EXISTE 33 GRÃ MESTRE TRABALHA NO HOSPITAL ONDE TRABSLHO ME AXA SUPER HOMESTO. Sou amigo do neto e fundador aki seu deu dias em montes claros e queria muito participarsou de ffamília rica meu pai era defensor público faleceu eu sou arrimo de família e queria muito ser maçom

    118. Willian Vieira
      Publicado em 20/01/2014

      Muito boa tarde, recebi um convite para integrar e conhecer mais afundo a ordem. Não sei qual é realmente o objetivo, mas vou conhecer para tirar minhas dúvidas.

    119. alexis
      Publicado em 26/01/2014

      Gostaria de fazer parte deste grupo

    120. cassia martins
      Publicado em 13/02/2014

      quero fazer parte da maçonaria em recife pe o que fazer

    121. cassia martins
      Publicado em 13/02/2014

      aguardo ansiosa

    122. Marco Antônio Rodrigues da Silva
      Publicado em 18/02/2014

      SEM DÚVIDA DEVE SER UMA HONRA…MAS LENDO ISSO TUDO ACIMA,ME SENTI TÃO PEQUENO E INSIGNIFICANTE…NÃO SEI SE TENHO VIRTUDE PARA TAIS COISA…

    123. LINDOVAL NASCIMENTO
      Publicado em 21/02/2014

      GOSTARIA DE FAZER PARTE DA MAÇONARIA. MAS NÃO SEI COMO ENTRAR PARA O GRUPO.

    124. CRISTIANE DEÃO
      Publicado em 28/02/2014

      quero receber uma carta vc pode me dar.

    125. cleber p.souza
      Publicado em 01/03/2014

      sempre sonhei em ser maçon, mas faltam – me oportunidade . sou fã desta sociedade por tudo o oue ela prega. que deveria tambem ser pregado por todos os seres humanos.e assim sriamos e viveriamos em um mundo bem melhor.

    126. thiago camilo da silva
      Publicado em 09/03/2014

      a um bom tempo eu sonho cada vez mais com um convite desse mas acredito q com minhas obras não vai demora muito pra mim ser convidado

    127. wander luiz do espirito santo viana
      Publicado em 27/03/2014

      POIS JA SOU ESPIRITA DE INCORPORAÇAO POIS QUERO SER UM MASOM QUERO OBITER UMA ALPORTUNIDADE

    128. ALDO GIL ACCIOLY NUNES
      Publicado em 05/04/2014

      UM NOBRE CONVITE ! FELIZ DAQUELE QUE É CONVIDADO!

    129. Regis Castanho
      Publicado em 08/04/2014

      Sonho com um convite desse , sou espírita e com uma oportunidade dessas conseguiria auxiliar muito mais pessoas que realmente necessita

    130. Fabricio Dalla Nora
      Publicado em 08/04/2014

      Gostaria muito de ser um membro

    131. Felipe de Brito
      Publicado em 08/04/2014

      Antes de pensar em entrar para a Maçonaria, se pergunte se a Maçonaria já entrou em você…
      Suas atitudes, ações e pensamentos é que farão com que você receba um convite como esse.

      Um abraço fraternal.

      Felipe de Brito .’.

    132. Leonardo
      Publicado em 08/04/2014

      Prezado Ir.’., gostaria de obter autorização para poder fazer uso de suas palavras.
      T.F.A.
      Leonardo.’. Cavaleiros da Luz – 1719 – Oriente de Salvador/BA

    133. Wendel de Figueiredo
      Publicado em 09/04/2014

      Expandir os conhecimentos,praticar farternidade e o amor ao próximo e algo que eleva os homens,é sem dúvidas um prazer participar do grupo.

    134. Roberto Lira
      Publicado em 09/04/2014

      Inferessante a participação da massonaria no contexto não somente na nossa história, mas no mundo inteiro atravessando os tempos, mesmo antes dos templarios.

    135. Brazilino Magri
      Publicado em 10/04/2014

      Estou na maçonaria a 35 anos ,ocupei todos os cargos e estou sempre aprendendo procurando a perfeição ,ela e fantastica

    136. Julio Cesar dos Reis
      Publicado em 18/04/2014

      A humanidade só é capaz de alcançar um mundo melhor, através da fraternidade entre os homens.
      Julio Reis

    137. JABER CAMPOS
      Publicado em 20/04/2014

      Carissimo Ir.’., belo resumo acerca de nossa Fraternidade.
      Sou Comp.’. da Loj .’. Francisco de Assis, Oriente de Salvador, e gostaria de utilizar seu texto e seu conteúdo didático para eventuais convidados.
      T.’.F.’.A.’.

    138. Tadeu Amaral
      Publicado em 28/04/2014

      mensagem linda e super atualizada, ´precisamos de mais irmaos assim na maçonaria brasiliera, que, em alguns estado, ainda usam “tapa olhos”

      siga e frente e continue com estas belas palavras. o GADU por certo também as lê.

    139. Alberto Teixeira Leite
      Publicado em 03/05/2014

      Não consigo enxergar nada de mau ou macabro na Maçonaria,pelo contrário, conheço amigos que já o são,todos são pessoas integras,felizes e maravilhosas.
      Além disto,são imbuídos de um elevado Espírito de Irmandade,eu mesmo não sendo um Iniciado me sinto como tal, pois me sinto identificado com os propósitos Maçonicos, é como eu disse dia 1º de Maio a um grande amigo Maçom:mesmo eu não pertencendo a Ordem,você e eu já somos Irmãos a muitas vidas.
      Explico,em 2010 devido uma enfermidade grave,fiquei 37 dias em coma induzido, desenganado pela Medicina,salvo pela graça Divina,esse meu Irmão invadiu o CTI mesmo não sendo permitido e me pranteou, chorou em mim e me levou carinho e conforto,existe AMOR maior entre dois amigos?dois Irmãos?Nem meu Irmão de sangue se portou dessa forma,então como enxergar algo de ruim em algo assim, onde se instala o AMOR não fica brechas para qualquer tipo de trevas!

    140. newton cesar shimakoishi
      Publicado em 05/05/2014

      entendo que tive a honra de ter recebido o convite como devo aceitalo

    141. Publicado em 13/05/2014

      Uma pena a pessoa precisar ter contatos para entrar na maçonaria, eu mesmo sempre tive vontade (não curiosidade) e sim disposição para aprender, me aperfeiçoar como ser humano, porém por não conhecer ninguém (ou talvez conhecer mas não saber que é) não posso participar.

    142. DAVID ESTEVES
      Publicado em 16/05/2014

      GOSTEI MUITO DA MATÉRIA,AFINAL NÃO POSSO INGRESSAR NA MAÇONARIA SE A MUNHA ESPOSA NÃO CONCORDA?PARABÉNS PELA MATÉRIA EXCELENTE.

    143. A.Roberto Cocenço
      Publicado em 18/05/2014

      Caro lr. li o texto de sua carta achei perfeita e muita esclarecedora sou companheiro de uma loja
      gostaria se possivel o ir. me autorizasse a usar o conteúdo da nesna para convidar 2 profanos . desde já fico grato no aguardo de sua resposto
      T.F.A.

    144. A.Roberto Cocenço
      Publicado em 18/05/2014

      Caro lr. li o texto de sua carta achei perfeita e muita esclarecedora sou companheiro de uma loja
      gostaria se possivel o ir. me autorizasse a usar o conteúdo da mesma para convidar 2 profanos . desde já fico grato no aguardo de sua resposta
      T.F.A.

    145. A.Roberto Cocenço
      Publicado em 18/05/2014

      Caro ir. li a sua carta convite achei ela perfeita muito esclarecedora
      Sou companheiro de uma loja e gostaria da sua autorização para usar o conteúdo da mesma para convidar dois profanos para a minha loja
      desde já agradeço a sua atenção fico no aguardo de sua resposta
      T.F.A.

    146. Alexandre
      Publicado em 26/05/2014

      Não sei se um dia vou receber o convite mas também não estou preocupado com isso, porque eu ja nasci maçom , pois vivo como maçom respeitando os princimpios de liberdade, igualdade e fraternidade, influenciado por outro principio que diz que se queremos ter alguma coisa precisamos
      primeiro agirmos como se fossemos tal coisa
      .

    147. Andrea vitorio
      Publicado em 27/05/2014

      Boa noite,para poder falar da maçonaria vou farla um pouco sobre mim.Durante anos na minha vida sintia uam dor de solidão,achava que o que sentia pelas pessoas e o que eu queria poderia não ser real pois os que estavam em minha volta não me entendiam;pois vivo numa sociedade e que teme o amor ao proximo.Com o tempo sem falta de orientação quase me perdi nas coisa ruis do mundo guase perdendo aquilo que mas amava ;minha familia.Foi quando me apeguei a diciplina mçonica e pude entender onde melhorar para ajudar os meus.Hoje consegui uma grande vitoria juntar meus filhos e juntos estamos tentando crescer profissionalmente esempre levando nosso exemplo as pessoas e ajudando de alguma forma sem precisar chamar atenção e dar o que podemos emajuda e amor.Minha unica tristeza e que sou mulher e chefe de familia e não posso me ajuntar com as pessoa que me indentifico tanto.Abraços fraternos e obrigada por aparecerem sempre na minha vida…

    148. Diogo cabral
      Publicado em 09/06/2014

      Gostaria de saber como consigo ser convidado por um pois nao conheço nenhum com intimidades para perguntar algo sobre?

    149. Publicado em 09/06/2014

      tenho grande ânsia de mim tornar também maçom , estudo muito sobre, sou grande admiradora da maçonaria e pretendo ser.
      D.D.D.O.

    150. leandro de almeida anacleto
      Publicado em 09/06/2014

      NAO SEI SE SOU MERECEDOR DE RECEBER A CARTA MAS GOSTARIA MUITO DE SER UM ESCOLHIDO.

    151. Publicado em 09/06/2014

      queria entrar pra esse grupo

    152. FELIPE DE BRITO
      Publicado em 12/06/2014

      olá pessoal recebi um convite de boca poren perdi o contato com o irmao que me convidou que azar o meu :( mas pelo menos o nome de um irmao eu tenho kkk né IRMAO FELIPE BRITO. brincadeiras a parte obrigado pelo espaço consedido aos que receberam o convite aproveitem más tenham em mente uma coisa.
      A Maçonaria nao é uma religiao e sim um grupo de estudos voce nao precisa deixar sua crença para iniciar outra é por isso que a maçonaria é tao criticada por causa de pessoas com essa mentalidade. nao estou certo irmaos? obrigado e se augum irmão aprovou minha resposta me informe em meu e-mail para eu saber que estou certo:
      feliped446@gmail.com

    153. Bruno
      Publicado em 27/06/2014

      A maçonaria esteve e esta presente em grandes acontecimentos da história da humanidade, muitas coisas se fizeram através de seus membros e o que é incrível sempre no anonimato. Respeito muito essa ordem apesar de não ter um conhecimento profundo. Sim tenho uma grande vontade de tornar-me maçom e fazer parte de um grupo de homens tão honrados.
      Liberdade, igualdade e fraternidade!

    154. Daniely
      Publicado em 29/06/2014

      Gostaria mto de entrar na maçonaria, oq fazer?

    155. Felipe
      Publicado em 06/07/2014

      Ola gostaria muito de participar sou do rio … Tinha um tio que era … Mas infelizmente ele se foi por uma falsa blitz … Aguardo uma resposta , msm que um ñ obrigado boa tarde

    156. clarice
      Publicado em 07/07/2014

      Pessoas da família da minha mãe faziam parte de um grupo de maçonaria, cresci ouvindo minha mãe falar sobre os princípios. Recentemente senti a necessidade de voltar a ler sobre o assunto.
      Ainda não sei o motivo, mas ei de descobrir.

    157. Jusineide Batista
      Publicado em 11/07/2014

      Gostaria muito de receber um convite da Maçonaria mista. Me encanta a possibilidade de poder ter e de ajudar o próximo.
      Moro em Feira de Santana, e estou precisada de paz apoio.
      Gostaria de ser membra , como faço.

    158. PEDRO CORDEIRO DOS REIS
      Publicado em 14/07/2014

      FAZENDO UM ALTO ANÁLISE QUANTO AO MEU PERFIL DE INTERESSE POR CONHECIMENTOS GERAIS,NO TERMO;,FILOSOFIA,RELIGIÃO, E CIÉNCIA,EU GOSTARIA MUITO DE RECEBER UM CONVITE A PARTICIPAR DA MAÇONARIA, E FAZER PARTE DE UM JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS!!!.

    159. Adhewmo de oliveira
      Publicado em 14/07/2014

      gostei muito deste convite,pois tenho alguns pensamentos e ações por uma sociedade melhor e mais justa, é com coragem e força que iremos mudar , com pessoas honestas e sabias com um coração disposto a doar seus objetivos para um mundo melhor!!!!! ainda tenho muitas duvidas sobre este assunto mais estou disposto a me aperfeiçoar ,,,, espero !!!!

    160. GUSTAVO CAVALCANTE
      Publicado em 16/07/2014

      HA MUITO TEMPO SONHO EM SER DESSA ORDEM SABE-SE POUCO SOBRE ELA POIS SAO MUITO RESERVADOR TEM MUITA VONTADE DE PARTICIPAR SOU DE SALVADOR GOSTARIA DE UMA OPORTUNIDADE GUSTAVO

    161. Ademir
      Publicado em 21/07/2014

      Por favor me mande um convite deste.

    162. jocelito seitenfus
      Publicado em 21/07/2014

      gostaria de fazer parte de algo grandiozo que me fizesse ver a plenitude do ser humano

  • Deixe seu comentário

  • Nome:

    Email (required):

    Website:

    Mensagem: