• 20 DE AGOSTO, DIA DO MAÇOM BRASILEIRO

    Por vezes perguntamos. O que tem levado tantos homens, no mundo inteiro, a abraçar esta Instituição, seguir e difundir seus princípios?

    Acreditamos que o motivo fundamental é porque confiamos nos principios sobre os quais ela foi construída: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Crer nos ideais de buscar a perfeição e praticar a beneficência. Aperfeiçoar-se e servir.

    Há a lição da irmandade. O sagrado sentimento de união entre os Irmãos, que nos traz a cada sessão e nos faz permanecer num fraterno e imorredouro abraço.

    Homens de bons propósitos, perseguindo, incansavelmente, a perfeição. Homens preocupados em ser, em transcender, num preito à espiritualidade e a crença no que é bom e justo. Pregam o dever e o trabalho. Dedicam especial atenção à manutenção da família, ao bem estar da sociedade, à defesa da Pátria e o culto ao Grande Arquiteto do Universo.

    Temos perfeita consciência de nosso papel social e da importante parcela de responsabilidade na missão de transformar o mundo, modificando, aprimorando as coisas que nos cercam.

    Porque o dia 20 de agosto é considerado o Dia do Maçom no Brasil?

    “Em setembro de 1918, o Irmão Antenor de Campos Moura, então Venerável da Loja “Fraternidade de Santos”, propunha ao Grande Oriente do Brasil a instituição do “Dia do Maçom”, que seria comemorado não só como um dia de festa, mas também como um dia de beneficência e de caridade.

    Na data fixada, as Lojas de todo o Brasil deveriam realizar uma sessão que fosse Econômica, ou Magna de Iniciação, ou branca; não deveria ser exigido que se cumprisse um programa arcaico e muitas vezes despido de interesse.

    Cada Loja que fizesse uma reunião como bem entendesse. Qualquer data poderia ser para o “Dia do Maçom”; a data poderia ser aquela em que esse projeto fosse aprovado.”

    Posteriormente foi fixada a data de 20 de agosto, sendo aceita e comemorada por todos.

    A explicação para a determinação do dia 20 de agosto baseou-se na histórica Sessão conjunta das Lojas “Comércio e Artes” e “União e Tranqüilidade”, no Rio de Janeiro, onde o Ir∴ Gonçalves Ledo pronunciara um discurso inflamado, fazendo sentir a necessidade de proclamar-se a Independência do Brasil, cuja proposição foi aprovada pelos presentes e registrada em ata no 20º dia do 6º mês maçônico do Ano da Verdadeira Luz de 5822, interpretado como se fosse o dia 20 de agosto.

    Na realidade, autores referem um erro histórico, dada a utilização equivocada do calendário gregoriano, ao invés do calendário equinocial, utilizado para o registro da sessão, onde o ano se inicia no dia 21 de março, que leva a reunião para o dia 09 de setembro.

    O que isso tem haver com a nossa Independência em 7 de setembro?

    O 20 DE AGOSTO, DIA DO MAÇOM, foi escolhido, porque nessa data, que realmente a nação se tornou independente, por força e decisão da maçonaria.

    E é uma efeméride nacional consagrada e, como tal, deve ser comemorada com toda pompa, pois a Maçonaria em muito contribuiu para a efetiva emancipação político-social do Brasil e os Maçons de um modo geral devem reverenciar seus membros responsáveis pelas idéias e as efetivas ações, mas sempre sabedores da verdade histórica.

    – Esta data consta do art.179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil e do art. 275 do Regulamento, ordenando a comemoração da data no dia 20 de agosto.

    Desde 1923, encontra-se na BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO, a Certidão das Atas do Grande Oriente do Brasil, de 1822, com o título DOCUMENTOS PARA A HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA, VOLUME I, LISBOA – RIO DE JANEIRO, 1923 – A MAÇONARIA E A INDEPENDÊNCIA.

    Neste documento, grafa quando se refere à “Ata da Sessão de 20 do 6º mês Ano 1822”, a data correspondente no calendário Gregoriano como “(9 de setembro)”.

    Em 20 de agosto de 1822, foi convocada uma reunião extraordinária do Grande Oriente do Brasil por Joaquim Gonçalves Ledo , em face da ausência de José Bonifácio, Grão-Mestre que se encontrava viajando. Gonçalves Ledo seu substituto hierárquico na maçonaria brasileira, profere um eloqüente discurso, na ARLS Arte e Comércio em 20 de Agosto, onde era 1º Grande Vigilante. Expondo aos maçons presentes à necessidade de ser imediatamente proclamada a Independência do Brasil.

    Por causa do discurso proferido, a proposta foi votada e aprovada por todos os presentes.

    A cópia da ata dessa reunião foi encaminhada inmediatamente a D. Pedro I que se encontrava também viajando e, recebeu tal decisão às margens do riacho do Ipiranga em 7 de setembro, ocasião que o Imperador proclamou a Independência do Brasil por encontrar respaldo e mesmo determinação da maçonaria brasileira.

    De qualquer maneira, vamos comemorar.

    Foi também instituído, em 1994, nos Estados Unidos, o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM, comemorado em 22 de fevereiro, data de nascimento de GEORGE WASHINGTON, o artífice principal da independência daquele país.

  • 81 Comentários

    Veja abaixo os comentários

    1. HERIVELTO SILVEIRA
      Publicado em 19/08/2012

      ATRAVÉS DESTE VENHO PARABENIZAR TODOS OS MEMBROS DESTA ORDEM !

    2. GILSON RODRIGUE AVILA
      Publicado em 19/08/2012

      Caros Irmãos,
      gostaria de receber uma cópia da ata em que o Irmão Gonçalves Ledo, em Loja , pediu para que fosse feita a independência do Brasil, sou V…M… da Loja Almirante Tamandaré, oriente de Rio Grande, estado do RS, Loja do Rito Schoreder.
      Atenciosamente
      Gilson Avila

    3. Flavilo Moreira dos Santos
      Publicado em 20/08/2012

      Me sinto honrado em fazer parte desta SUBLIME ORDEM, onde ainda trilho meus primeiros passos. Temos motivos para nos orgulhar dos irmãos que outrora escreveram e direcionaram nossa história. Assim, rogamos ao G.’.A..’.’D.’.U.’. que nos ilumine e guarde para que possamos dar continuidade ao progresso da humanidade. T.’.F.’.A.’.

    4. Diogenes S. Porto
      Publicado em 20/08/2012

      que todos os irmãos deixem a vaidade de lado e realmente pratiquem os princípios da arte real.

    5. Diogenes S. Porto
      Publicado em 20/08/2012

      que todos os irmãos deixem a vaidade de lado e realmente pratiquem os princípios da arte real.

      Boa Vista-RR

    6. Tiago Diniz
      Publicado em 20/08/2012

      Parabéns pelo dia do Maçom!

      Que o pensamento humano possa literalmente transformar o mundo físico! Somos os mestres de nosso próprio universo.

      ” A consciência viva é,de certa forma, a influência que transforma a possibilidade de algo em algo real.O ingrediente mais essencial para a criação de nosso universo é a consciência que o observa.”

    7. José ribeiro
      Publicado em 20/08/2012

      Parabéns a Todos os Maçons do Brasil

    8. José ribeiro
      Publicado em 20/08/2012

      Parabéns a Todos os Maçons do Brasil Jose´ribeiro Blumenau sc

    9. Ir.; Miguel Antonio da Loma Maçõnica Mizael Teotonio Pereira nº 23 Or.: de Jucurutu
      Publicado em 20/08/2012

      Bela matéria e bastante esclarecedora. Um T.: F.: A.: de todos que fazem a LoJa Maçonica Mizael Teotonio Pereira noº 23 Oriente de Jucurutu/RN – Jurisdicionada a Grande Loja do RN.

    10. Dayson
      Publicado em 20/08/2012

      QUE O G.’.A.’.D.’.U.’. ILUMINE TODOS OS HOMENS PERTENCENTES A ESTA SUBLIME ORDEM.
      PARABÉNS PELO NOSSO DIA.
      T.’.F.’.A.’.
      IR.’. DAYSON (2º VIG.’.)
      LOJA MAÇONICA UNIÃO CARMELITANA
      MONTE CARMELO – MG

    11. Angelson Quezada
      Publicado em 20/08/2012

      Parabéns pela pesquisa! Adorei os pontos narrados e peço vênia para levar referido artigo, com as devidas indicações da origem, aos obreiros de minha ARLS Templários de Jerusalém, nº482, do Oriente de São Paulo, capital, pois tenho certeza que enriquecerá nossos trabalhos nesta semana tão especial para todos nós.

      Parabéns a todos os maçons, cunhadas e sobrinhos!

      TFA:

    12. Antônio Carlos
      Publicado em 20/08/2012

      Parabéns a todos os Maçons do Brasil. Temos que continuar a grande obra. TFA a todos.

    13. Jacinto Barros
      Publicado em 20/08/2012

      Parabéns a todos os Irs.’. e que o G.’.A.’.D.’.U.’. NOS ILUMINE SEMPRE!

    14. Artur Mota
      Publicado em 20/08/2012

      Adorei a matéria meu pai é marcon futuramente pretendo ser indicado meu irmao q ja tem 18 anos sonha ser marcon desde soube q nosso pai era ele nunca nos falou muito oq é ser um marcon mais todos sabemos q com a tecnologia tudo fica mais facil entao nos 2 começamos aos poucos pesquisar tudo sobre marconaria confeso ter encontrado muitas coisas mais n se sabe se é verdade pois sabemos q a marconaria é muito feixada… Futuramente estaremos todos juntos…

    15. Sergio de Carvalho Jr.
      Publicado em 20/08/2012

      Sempre há o que comemorar quando vemos a mobilização de Iir:. para o crescimento de nossa sublime instituição. Parabéns hoje e sempre!

    16. CLAYTON HENRIQUE
      Publicado em 20/08/2012

      TUDO JUSTO COMO AS COLUNAS ,BOA NOITE MEUS AMIGOS QUE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO ESTEJA CONVOSCO,AMADOS NÓS MAÇONS SOMOS MUITO DEMOCRATICOS MAS NÃO SOMOS MENTIROSOS ,POR ISSO PAREM DE DIZER QUE OS OLITICOS SÃO MAÇONS TODO AQUELE QUI QUISER ENTRAR NA MAÇONARIA PODE BASTA QUERER E SER FIEL NÃO IMPORTA SUA RELIGIÃO VC PODE SER O QUE QUISER MEU AMADO SOU PASTOR EVANGELICO MAS MESMO ASSIM SIGO PRECEITOS MAÇONS O SILAS MALAFAIA É MAÇON MAS PARA NÃO CRIAR CONTRANSGIMENTO ELE NÃO FALA , NÃO TEM PROBLEMA ALGUM NISSO É APENAS UMA INSTITUIÇÃO QUE AJUDA ESSE MUNDO HÁ ENCONTRAR A VERDADEIRA LUZ ,A LUZ DA SABEDORIA DIVINA A PERFEIÇÃO .

    17. CLAYTON HENRIQUE
      Publicado em 20/08/2012

      TUDO JUSTO COMO AS COLUNAS ,BOA NOITE MEUS AMIGOS QUE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO ESTEJA CONVOSCO,AMADOS NÓS MAÇONS SOMOS MUITO DEMOCRATICOS MAS NÃO SOMOS MENTIROSOS.

    18. JORGE KAPOR
      Publicado em 21/08/2012

      Queridos IIr da Loja Obreiros de Irajá. Parabéns pela matéria e pelo site. Precisamos nos ver mais.
      TFA
      JK

    19. fabiano virgulino dos santos
      Publicado em 07/02/2013

      fiquei feliz de ver artigos assim sobre a maçonaria,sou evangelico e nao sou maçom mas sigo o principio de nao julgar principalmente quando nao sabemos o que se trata seria ignorancia.Sou grato pelo o que vcs fizeram por nosso planeta DEUS ABENÇOE A TODOS

    20. tarcísio de castro
      Publicado em 08/08/2013

      fico feliz em vê artigos sobre a maçônaria.
      não tenho religião mais de coração eu sou um maçôm, meu sonho é ser um maçôm porque eu já trago comigo a lealdade e a fidelidade, alem disso sou um homem de bem. mesmo sem ser um maçôm eu amo a maçônaria.

      ass: castro:.

      rio de janeiro 08 de agosto de 2013.

    21. Publicado em 12/08/2013

      Uma bela peça de arquitetura literária ´maçônica é para sempre e sua renovada exaltação e reverencia também. Sendo assim nossos sinceros parabéns pelo trabalho impecável aqui apresentado.
      Que a cada 20 de Agosto de cada ano comemore se o Dia do Maçom por todo país mas que tenhamos também uma forte reflexão da importância dos irmãos e das fraternidades de homens livres e de bons costumes na atual sociedade contemporânea, que retomássemos a responsabilidade perante a verdadeira liberdade, a inclusão de todos no exercício da cidadania, a diminuição da miséria por liberdade e a construção da moderna soberania de toda nação brasileira.

    22. Publicado em 19/08/2013

      Paz e alegria a todso os maçons

    23. JUNIOR COIADO
      Publicado em 20/08/2013

      Parabéns a todos os irmãos.
      Que a Glória do Grande Arquiteto do Universo ilumine os passos de todos.

    24. Publicado em 20/08/2013

      Ao meu filho Gerlado Magela Côrtes Carvalho, maçom (Teresina PI) meu abraço pelo Dia do Maçom. Admiro a filosofia maçônica, que acompanho há 30 anos . Basta o trabalho que fazem em prol da valorização da Mulher, da Familia e do respeito a um Ser Supremo, autor d Vida, nosso Deus.Honre este tripé, meufilho e há de ser e fazer feliz quem viver a seu lado.

    25. rodrigo silva
      Publicado em 13/09/2013

      otimo artigo…me esclareceu muitas coisas..parabens a todos marcons…os admiro bastante…

    26. Marco Antonio Gonçalves
      Publicado em 05/02/2014

      Que dizer sobre o dia dos maçons, que para mim é todo dia!Sou bisneto, neto, filho e pai de maçon, respiro a maçonaria!Os que nos denigrem, são pessoas sem instrução histórica e humanitária, veja nosso passado, os nossos que dertam a vida pela honra e pela pátria.Bendito seja o dia do maçon, o conhecimento e a nossa honra!Marco Antônio Gonçalves, Ordem Franciscana Secular

    27. Adão Veras
      Publicado em 18/08/2014

      Parabéns a todos os maçons, cunhadas, sobrinhos (as) e amigos, pelo dia do Maçon, que o G.´.A.´.D.´.U.´. NOS ILUMINE SEMPRE. e um TFA a todos.

    28. NERCY ALVES DE OLIVEIRA
      Publicado em 20/08/2014

      PARABENS A TODOS OS MAÇONS PELO SEU DIA. NECESSITAMOS URGENTE PRATICAR O QUE PREGAMOS, POIS O MUNDO PRECISA DE MAIS AMOR NOS CORAÇÕES.

    29. NERCY ALVES DE OLIVEIRA
      Publicado em 20/08/2014

      PARABENS A TODOS OS MAÇONS PELO SEU DIA. NECESSITAMOS URGENTE PRATICAR O QUE PREGAMOS.

    30. Wilisfran Silva
      Publicado em 20/08/2014

      Olá meus IIr. Belo texto e bem explicativo. Parabéns.

    31. Ozimar Braga
      Publicado em 20/08/2014

      Não existe dia, para aquele que foi Iniciado nos Augustos Mistérios, trabalhar em prol da humanidade. Para mim todos os dias é dia do Maçom.

  • Deixe seu comentário

  • Nome:

    Email (required):

    Website:

    Mensagem: